quinta-feira, 28 de julho de 2022

“Se Bolsonaro brincar com a democracia, pagará caro”, afirma Lula

 Foto: Ricardo Stuckert

Em entrevista ao UOL, nesta quarta-feira, o ex-presidente Lula (PT) falou sobre a sua expectativa para a eleição de outubro, além de uma suposta possibilidade de golpe orquestrado por Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o petista, mesmo se o atual chefe do executivo federal tivesse uma intenção antidemocrática, as forças armadas não o apoiariam.

Na exposição aos jornalistas, Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto, também criticou a nova convocação que Bolsonaro faz junto aos seus adeptos para o próximo 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Conforme palavras do ex-mandatário, o seu rival tenta “tomar para si” a comemoração dos 200 anos da independência. 

"Acho que ele vai tentar fazer o que quer fazer. [Mas] a gente deve ter em conta que militares são mais responsáveis que Bolsonaro. Convivi com militares e não tenho queixa do comportamento das Forças Armadas. Mantive oito anos de convivência da forma mais digna possível”, declarou Lula. 

Em relação a um novo ato de apoio a Bolsonaro no 7 de setembro, Lula ataca o rival, afirmando que ele não possui inteligência e bom senso, na medida em que supostamente subverte a essência da comemoração. “O presidente que aí está, se tivesse bom senso e inteligência, estaria promovendo em 22 [7] de setembro uma grande festa cívica de 200 anos de Independência. Avaliar o que foi feito e o que vamos fazer. Não, ele quer transformar os 200 anos em março dele, fazer motociata, quem sabe com estátua de Tiradentes, ele quer brincar com data nobre, ele não vai ter sucesso. O povo sabe que Independência não é dele, é uma conquista da sociedade brasileira. É coisa séria”, disparou o petista. 

Por fim, Lula, se referindo à liberdade e à democracia, comentou acerca das reiteradas críticas que Bolsonaro faz a uma suposta falta de credibilidade do sistema eleitoral eletrônico. “Cidadão que foi eleito não tem que colocar em suspeição a urna. Só esse bronco [Bolsonaro], que ganhou com urna eletrônica e está tentando copiar [o ex-presidente norte-americano Donald] Trump, tenta desafiar a lógica da democracia”, concluiu. 

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário