sexta-feira, 22 de julho de 2022

PT aprova coligação com PSB e oficializa candidatura de Lula à Presidência da República

    

Foto: Ricardo Stuckert

O PT aprovou de forma unânime a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em uma convenção nacional realizada em um hotel na cidade de São Paulo nesta quinta-feira (21). O partido também aprovou o nome do ex-governador paulista, Geraldo Alckmin, do PSB, para ser candidato a vice na chapa.

Lula, que está cumprindo agenda na cidade de Recife (PE), não participou da convenção. Além da chapa presidencial, o evento aprovou a coligação do PT com PSB, Solidariedade, PSOL e Rede para as eleições de 2022. Mais tarde nesta quinta (21), o partido deve organizar outro evento com o PCdoB e o PV para validar uma federação partidária dos três.

O período determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral para oficializar as candidaturas começou na quarta-feira (20). Os partidos têm até 5 de agosto para realizar suas convenções. Na quarta (20), Ciro Gomes, do PDT, oficializou a candidatura à Presidência. Está marcado para domingo (24) o evento do PL para lançar o nome de Jair Bolsonaro.

Além das legendas que participaram da convenção do PT nesta quinta (21), o partido tenta manter o diálogo aberto com outras siglas para ampliar alianças e garantir uma vitória em um eventual segundo turno, segundo informações de bastidores do jornal Folha de S.Paulo. Existem sinais de que isso pode acontecer com o MDB. Embora Simone Tebet deva ser oficializada como candidata do partido, uma ala da legenda manifestou na segunda (18) querer apoiar Lula desde o primeiro turno.

Segundo pesquisa Datafolha de junho, Lula tem 47% das intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2022, seguido por Bolsonaro, com 28%. Todos os outros candidatos têm menos de 10%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário