quinta-feira, 6 de julho de 2017

Casa do Estudante do Rio Grande do Norte - CERN - RESISTIR SEMPRE! DESISTIR JAMAIS!


CERN UMA HISTÓRIA E MERECE RESPEITO!

ONTEM E HOJE SE CRUZAM

"Fundada há mais de 100 anos, a Casa do Estudante é Patrimônio Histórico e Cultural de Natal desde 1993. O prédio secular serviu como sede do Hospital de Caridade, posteriormente transferido para o bairro de Petrópolis, com a construção do Hospital de Caridade Juvino Barreto, no governo de Alberto Maranhão. 

Também funcionou a Escola de Aprendizes Artífices e o Quartel da Polícia Militar do RN, que se mudou para o bairro do Tirol, após a construção de um grande prédio. Em 1935, o prédio construído na segunda metade do século 19, sede do Batalhão de Segurança, fora tomada pelo movimento conhecido como "Intentona Comunista", levante de civis e militares que, em nome da Aliança Nacional Libertadora, rebelaram-se contra o governo de Getúlio Vargas. 

Os vestígios da troca de tiros são o registro da história que muitos desconhecem. Mas, antes de virar caserna e se transformar em palco da luta política, o prédio centenário em estilo neoclássico foi Hospital de Caridade e Escola de Aprendizes Artífices (embrião do atual IFRN). Depois do movimento comunista, passou a abrigar jovens infratores, até virar sede da Casa do Estudante Pobre do Rio Grande do Norte (CERN), em 1956."

Fonte: Revista Bzzz | Ano 2 | Nª 14 | Agosto de 2014 | Página 65
Link para essa edição da Bzzz: http://issuu.com/revistabzzz/docs/bzzz-14-web

Nenhum comentário:

Postar um comentário