Fake news ajudaram a eleger Beto Richa em 2014 e Rafael Greca em 2016, segundo confessa em vídeo e áudio o dono da empresa Gestor Político, Eduardo Carmona. Ele disponibiliza para clientes interessados um sistema capaz de multiplicar infinitas vezes mensagens falsas via Whatsapp, Facebook e outros mecanismos das redes sociais para desconstruir adversários.
O vídeo foi gravado pela Band TV, programa do apresentador Datena, assim como o áudio (reproduzido abaixo) em que Carmona diz como ajudou Beto e Greca, transmitindo falsas informações contra os concorrentes principais. No caso da eleição para prefeito de Curitiba, o alvo, obviamente, foi o adversário Ney Leprevost, que as pesquisas indicavam como vencedor do pleito mas que, nos dias finais da campanha, sofreu forte desgaste em razão das fake news.
Pela Internet, a página da Gestor Político se apresenta como prestadora de serviços de assessoria, controle da agenda do parlamentar e de gabinete, gerenciando reuniões e compromissos. Também produz relatórios das atividades semanais de seus assessores com alertas programados via e-mail, assim como oferece um prático acesso aos aniversariantes do dia.
Este é o lado claro e “inocente” da empresa. Mas há outra atividade que a Gestor Político exerce no “lado B”, como confessa seu dono, Eduardo Carmona. Ouça:
No Contraponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário