domingo, 13 de maio de 2018

A palavra Bunda só existe no brasil?

Significado de bunda no Brasil
A palavra “Bunda” também existe em Portugal, porém é menos usada que no Brasil.

Em Portugal
 usam mais “traseiro” e “cu” para designar as conhecidas nádegas. Existe até a famosa expressão “tomar uma pica no cu” para dizer que tomou uma injeção na bunda.

Para se ter uma ideia, até um tempo atrás, o dicionário PT-BR do Mozilla Firefox não traz a palavra Bunda, você é que tem de adicioná-la.
 
A palavra Bunda chegou ao Brasil com os negros que vieram de Angola na África. Como em Angola fala-se mais de trinta línguas e uma só língua pode ainda ser conhecida por vários outros nomes. A confusão sobre a origem da palavra seria certa. Mas hoje depois de várias pesquisas, podemos confirmar que Bunda veio do idioma Kimbundu, também conhecido como Umbundu, M’bundo, Quimbundo, Ovimbundu, South Mbundu, Nano, Mbali, Mbari e Mbundu Benguella.

 
O dicionário Aurélio da Lingua Portuguesa traz, Bunda como nádegas e até como ânus. Já o dicionário de Kimbundu-Português traz Mbunda como traseiro, nádegas e saracoteio. Diz o dicionário de Kimbundu que o “N” e o “M” antes de consoantes, tem somente a função de tornar mais nasais estas consoantes

 
Entre chamar as nádegas de cu ou mesmo traseiro como fazem os portugueses. Resolvemos também usar essa gostosa palavra africana para dar um tom, um ar mais sensual a esta marca nacional que é a bunda brasileira. Lembrando que inicialmente a palavra Bunda era usada apenas para as nádegas femininas e bonitas, na verdade era um adjetivo elogioso. E soa bem parecido com a língua original quando dizemos Kibundaa!

Fonte: https://portugues.dicaseexercicios.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário