domingo, 27 de maio de 2018

Etica e Moral

Hoje e comum se falar de ética, nos noticiários os jornalistas afirmam o politico de algum partido não foi ético ao realizar alguma manobra politica, outros falam, as pessoas desse país não são éticas, bom não é preciso nem citar o que acontece nos protestos, com aqueles cartazes e faixas dizendo fora políticos corruptos precisamos de políticos éticos e sérios.
Bom partindo do ponto de que ética hoje e definida como norma de conduta onde todas as partes da sociedade precisam seguir, perante a própria sociedade, nos deparamos com uma pequena interrogação, bom se ética e o que eu faço perante a sociedade se ética e a minha norma de conduta enquanto eu estou sendo observado, monitorado ou vigiado, isso nos da a ideia de que se fizermos algo em quanto não estamos sendo vistos, então não estamos infringindo nenhuma regra certo? Bom não e bem assim, mais para compreendermos isso de uma maneira mais fácil, precisaremos entender o que significa moral.
Imagine uma situação, você esta andando pela rua quando observa uma mulher andando do outro lado da calçada, ao observa-la você nota que ela acaba de derrubar sua carteira que evidentemente vem a cair no chão, a rua esta muito movimentada e possivelmente mais pessoas viram o que tinha acontecido, sem contar as câmeras que monitoram as lojas, um individuo ao ver a carteira no chão, resolve pegá-la para si, nesse momento ele acaba de notar que esta sendo observado e devolve o objeto para a proprietária, podemos falar que temos ai um bom exemplo de ética, norma de conduta correta perante a observação da sociedade, porem esse individuo não subtraio aquele objeto porque ele não pertencia a ele? Bom acho que não, mais sim por medo de sofrer as consequências sobre tais atos.
Mais e quando alguma pessoa não comete um erro, ou um delito mesmo que assim não estivesse sendo monitorado ou visto, vamos dar um exemplo  de uma mercearia, ou para quem não conhece um supermercado pequeno, onde a segurança é pouca e não existe câmeras para monitorar o cliente, bom nesse momento a ética não será aplicada, porque ali não existe uma sociedade em si que me diga o que fazer ou não, e nesse momento entra a sua decisão de furtar o objeto da prateleira ou não, e ai nasce outra nomenclatura, essa que se chama moral, moral e algo intimo do ser, moral e aquilo que o individuo não faria mesmo que não sofresse punição nenhuma se o fizeste, moral é o julgamento individual do ser sobre o que e certo ou errado, sobre o que ele faria e o que ele não faria.
Isso nos mostra no mínimo duas reflexões, uma e que as pessoas em uma sociedade podem sim ser éticas, mais não pessoas que praticam a moral. Um lado bem interessante a pessoa que pratica a  moral, ele consequentemente também pratica a ética, uma porque moral tem a ver com  o certo e o errado sobre o que fazer e o que não fazer, e outra também será ética por que agora estaremos sendo julgados por algo além de nos mesmos.
Vivemos em uma sociedade onde somos mestres em praticar ética, onde somos perfeitos perante os olhos da sociedade, mais corruptos quando não estamos sendo observados.
Moral e Ética têm a ver com caráter e não com o medo de ser punido por algum órgão fiscalizador.

Publicado por: Francisco Kaio Paulino Silva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário