quarta-feira, 20 de maio de 2020

Pesquisa Fórum: 37% conhecem alguém com coronavírus e 45% já tiveram salário reduzido

Hospital de Campanha em São Paulo (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Levantamento da Revista Fórum, em parceria com a Offerwise, mostra o impacto da pandemia na renda dos brasileiros e aponta que a maioria continua a favor do isolamento social.

Por Dri Delorenzo e Renato Rovai 

Pesquisa Fórum deste mês de maio revela como a pandemia do coronavírus está impactando a vida dos brasileiros em relação ao emprego e também como a Covid-19 está cada vez mais perto. Em abril, apenas 18,2% dos entrevistados conheciam alguém próximo (amigo ou parente) que havia sido infectado pelo coronavírus. Em maio, esse índice subiu para 37,8%. O número de pessoas que afirma ter sido diagnosticada, tendo ou não feito o teste, passou de 6,7%, em abril, para 7,9% em maio.
O isolamento social, medida apontada pela comunidade científica e Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal forma de combate ao vírus, continua aprovado pela grande maioria da população. Em abril, eram 81,5%, em maio, 78,8%, dentro da margem de erro de 3,2%.
Entre os idosos (mais de 60 anos), esse índice diminui para 70,8% favoráveis ao isolamento. Entre a população de maior renda a aprovação ao isolamento também e menor. São 66,3% das pessoas que recebem entre 5 e 10 salários mínimos e 69,7% entre 10 e 20 salários mínimos. Profissionais liberais (59,7%), empresários (69,2%) e aposentados (62,5%) também são os que menos defendem.
Em relação ao emprego e renda, a Pesquisa Fórum mostra que a pandemia tem causado impacto na vida das pessoas: 45,1% dos entrevistados afirmam que tiveram o salário reduzido. Em abril, eram 37,9%.

Entre os que tiveram redução salarial, 30,2% sofreram uma diminuição de até 25% e 30,7% dos entrevistados tiveram uma queda na renda entre 26% e 50%.

Já em relação à quantidade de trabalho, 36,6% afirmam que estão completamente de quarentena, sem exercer qualquer atividade, já 23,8% dizem estar trabalhando bem mais do que antes.

Pesquisa Fórum foi realizada em parceria com Offerwise sob consultoria de Wilson Molinari, ouviu 1.000 pessoas de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 17 de maio e tem uma margem de erro de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. O método de coleta foi o uso de painel online e a coleta de informações representa em parcela a população brasileira. (Saiba mais aqui sobre a metodologia.

Fonte: REVISTA FÓRUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário