Levantamento da Revista Fórum, em parceria com a Offerwise,
mostra o impacto da pandemia na renda dos brasileiros e aponta que a maioria
continua a favor do isolamento social.
Por Dri Delorenzo e Renato Rovai
A Pesquisa Fórum deste mês de maio revela como a pandemia do coronavírus está impactando a vida dos brasileiros em relação ao emprego e também como a Covid-19 está cada vez mais perto. Em abril, apenas 18,2% dos entrevistados conheciam alguém próximo (amigo ou parente) que havia sido infectado pelo coronavírus. Em maio, esse índice subiu para 37,8%. O número de pessoas que afirma ter sido diagnosticada, tendo ou não feito o teste, passou de 6,7%, em abril, para 7,9% em maio.
O isolamento social, medida apontada pela comunidade científica e Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal forma de combate ao vírus, continua aprovado pela grande maioria da população. Em abril, eram 81,5%, em maio, 78,8%, dentro da margem de erro de 3,2%.
Entre os idosos (mais de 60 anos), esse índice diminui para 70,8% favoráveis ao isolamento. Entre a população de maior renda a aprovação ao isolamento também e menor. São 66,3% das pessoas que recebem entre 5 e 10 salários mínimos e 69,7% entre 10 e 20 salários mínimos. Profissionais liberais (59,7%), empresários (69,2%) e aposentados (62,5%) também são os que menos defendem.
Em relação ao emprego e renda, a Pesquisa Fórum mostra que a pandemia tem causado impacto na vida das pessoas: 45,1% dos entrevistados afirmam que tiveram o salário reduzido. Em abril, eram 37,9%.
Entre os que tiveram redução salarial, 30,2% sofreram uma diminuição de até 25% e 30,7% dos entrevistados tiveram uma queda na renda entre 26% e 50%.
Já em relação à quantidade de trabalho, 36,6% afirmam que estão completamente de quarentena, sem exercer qualquer atividade, já 23,8% dizem estar trabalhando bem mais do que antes.
A Pesquisa Fórum foi realizada em parceria com Offerwise sob consultoria de Wilson Molinari, ouviu 1.000 pessoas de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 17 de maio e tem uma margem de erro de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. O método de coleta foi o uso de painel online e a coleta de informações representa em parcela a população brasileira. (Saiba mais aqui sobre a metodologia.
Fonte: REVISTA FÓRUM
Nenhum comentário:
Postar um comentário