Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Natália Bonavides questionou Teich sobre a situação do país e cobrou um cronograma funcional sobre o envio dos recursos dos Estados, além da liberação dos 14 respiradores comprados pelo Governo do Rio Grande do Norte que ainda não foram entregues, mesmo havendo decisão judicial favorável.
“Cobramos a divulgação periódica dos leitos habilitados e que o Ministério se manifeste para que os respiradores adquiridos pelo governo do Rio Grande do Norte possam ser liberados urgentemente, pois no RN nós vivemos um agravamento contínuo dessa crise, os casos quadruplicaram nas últimas semanas e os respiradores mecânicos são essenciais para a instalação de novas UTIs no RN”, destacou a parlamentar.
O ministro da Saúde foi evasivo nas respostas e ignorou as perguntas sobre os respiradores.
Justiça
O Rio Grande do Norte, através do projeto Governo Cidadão, realizou uma licitação e comprou 14 respiradores da empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar LTDA, que venceu o certame. Os equipamentos ainda não foram enviados porque a empresa alegou que o Ministério da Saúde bloqueou toda a produção dela. A Procuradoria geral do Estado acionou a Justiça, o Governo obteve decisão favorável no Tribunal Regional Federal e aguarda a chegada dos respiradores.
Há ainda uma dívida da Sesap com a mesma Intermed, referente a 2018, que surgiu como mais um entrave.
Os 14 respiradores serão utilizados no tratamento de pacientes potiguares com a Covid-19. Além desses equipamentos, o Rio Grande do Norte conta com a chegada de mais 30 unidades já adquiridos pelo Consórcio Nordeste e que também ainda não chegaram.
Fonte: Saiba Mais
Fonte: Potiguar Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário