domingo, 10 de maio de 2020

Exclusivo: “O Exército não deu nenhuma instrução, nada, apenas se livrou do problema. É um absurdo”

Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (Foto: Divulgação)


O desabafo da mãe de um cadete das Agulhas Negras; Covid-19 se alastra na academia militar em Resende, e os jovens são mandados pra casa sem fazer testes
Célia Ramos procurou nossa equipe pelas redes sociais. Profissional liberal, de 55 anos, ela queria denunciar a situação absurda dentro da principal academia militar brasileira.
Centenas de cadetes foram mandados pra casa, na última sexta-feira (8), porque a Covid-19 já havia se alastrado entre os jovens que se preparam para virar oficiais do Exército.
Victor, o filho de Célia, não recebeu dos superiores nenhuma instrução, nenhum cuidado médico. Não fez testes pra saber se estava trazendo pra dentro de casa o coronavírus.
Fórum checou as informações. Contactamos Célia, que nos mandou fotos e registros do filho.
Célia e a família de classe média moram na zona oeste de São Paulo. Victor, o filho mais velho, de fato ingressou na carreira militar em 2017. Fez o primeiro ano de formação em Campinas – como é de praxe; depois seguiu para a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende/RJ), de onde deve sair como oficial no fim do ano que vem.
Publicamos a seguir, em primeira pessoa, o relato de Célia*. É o desabafo de uma mãe, que pergunta: “Será que o Exército quer esconder a gravidade da situação, e seguir a linha do presidente que diz – é só uma gripezinha”?
Relato
Quando ele abriu a porta, e entrou em casa com as malas, eu fiquei muito aliviada. Era melhor ter meu filho por perto nessa hora.
 
Fiquei feliz, mas preocupada também, porque o Victor podia estar já contaminado. Na última semana, ele tinha me contado de vários colegas que testaram positivo pro Coronavírus, dentro da Academia. Ele me disse que já são 27 casos na AMAN. Ou seja, eu sabia que aquele tinha virado um local de risco.

Mandaram os cadetes pra casa por três semanas. Meu filho não fez o teste antes de sair de lá. Devem ter achado melhor cada um se cuidar em casa. O Exército não deu nenhuma instrução, nada, apenas se livrou do problema.

Será que o Exército quer esconder a gravidade da situação, e seguir a linha do presidente que diz: “é só uma gripezinha”?
 
A imagem que a gente sempre fez de fora é que o Exercito é um lugar super organizado, onde tudo é feito com cuidado. Mas meu filho e os demais cadetes estão totalmente sem noção, ficam fechados naquele quartel, sem saber de nada, acreditando apenas no que dizem os superiores.

Fonte: Revista Fórum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário