quinta-feira, 14 de abril de 2022

Pais protestam contra Unimed devido suspensão de atendimento domiciliar e escolar a autistas

 Foto: Divulgação

Pais de autistas realizam nesta quarta, 14, uma caminhada de protesto contra a decisão da Unimed de suspensão de atendimento domiciliar e escolar. A concentração ocorre às 9h, em frente à unidade da Rua Apodi e segue em direção ao centro administrativo da empresa, na rua Mipibu, informa Jonata Nascimento, presidente da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Parnamirim. “O nosso objetivo é que a Unimed reveja essa situação”, explicou.

No início deste mês, a Unimed Natal suspendeu o tratamento realizado por meio de Assistentes Terapêuticos (AT) em ambiente escolar e domiciliar aos autistas, o que no entender dos usuários prejudica o tratamento. A empresa informou, em nota, que o procedimento foi direcionado para as clínicas credenciadas e que cumpre a legislação em vigor. “A legislação da Saúde Suplementar (Lei nº 9.656/98) e o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (atualmente estabelecido pela RN nº 465) não preveem a cobertura assistencial em ambiente escolar e domiciliar”.

Segundo Jonata, a expectativa é que mais de 100 pessoas participem do ato. O método Denver, aplicável a crianças de 1 a 5 anos, explica Nascimento, é um protocolo de abordagens com a intenção de estimular a interação social e ajudar o desenvolvimento de pessoas autistas. O método é baseado no ABA, do inglês Aplied Behavior Analysis, ou Análise do Conhecimento Aplicada, indicado para autistas acima de 5 anos.

“Resumindo: é um auxiliar terapêutico no ambiente escolar e domiciliar para ensinar o autista a conviver nesses ambientes, usar o banheiro, por exemplo, a saber o que a pessoa faz na escola. Tudo isso colabora na evolução do indivíduo”, explica Nascimento, um dos organizadores do movimento. Ele é pai de um menino autista de 6 anos, cujo tratamento não foi suspenso em virtude de ter sido judicia lizado.

Por meio de nota, a Unimed Natal esclarece que continua disponibilizando aos clientes uma rede de atenção e cuidado para tratamento completo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), outros transtornos ou síndromes genéticas. Ainda segundo a nota, não há e nem houve descontinuidade em nenhum tratamento e sim o direcionamento das terapias, que estavam sendo realizadas em ambiente escolar ou domiciliar, para que passem a ser integralmente cumpridas nas clínicas, com aparato adequado e equipe qualificada para o desenvolvimento de cada criança.

De acordo com a empresa, o atendimento relacionado às terapias de reabilitação multidisciplinares é realizado em uma rede com 13 prestadores, fornecendo o serviço em mais de 20 unidades clínicas, que somam cerca de 200 salas no Rio Grande do Norte. A empresa cita, ainda, a criação do NTE – Núcleo de Terapias Especiais, para proporcionar o acolhimento personalizado aos familiares e beneficiários com transtornos do neurodesenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista - TEA e síndromes genéticas.

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário