terça-feira, 22 de janeiro de 2019

FUTEBOL POR ELAS: Brasil e futebol, o encontro perfeito

Resultado de imagem para imagens FUTEBOL POR ELAS: Brasil e futebol, o encontro perfeito

Diferente do que muitos acreditam, o futebol não foi criado pelos ingleses no século 19

Sabe paixão à primeira vista? Aquele encantamento quase imediato? Uma atração que não conseguimos conter e que não sai sequer um segundo de nossas cabeças? Então, essa foi a relação do Brasil com o futebol, sem explicação. Parafraseando Chicó – personagem de o Alto da Compadecida – a gente não sabe, só sabe que foi assim.
Não é tão fácil assim achar o caminho que nos leva para a origem dessa paixão nacional. Diferente do que muitos acreditam, o futebol não foi criado pelos ingleses no século 19. Dois mil anos atrás na Grécia Antiga, Roma, Japão e China já se batia aquela bolinha.
Claro que não estamos falando do jogo no gramado, com arquibancadas para dezenas de pessoas. Vamos dizer que era algo parecido com o nosso futebol na rua, com traves de chinelo e bola de meia.
Os ingleses trouxeram para o nosso país o que chega mais próximo do nosso futebol de hoje. O esporte ainda era de domínio da elite, mas a grande massa foi descobrindo a magia da bola e em pouco tempo caiu no gosto do povo.
Na década de 30, Gilberto Freire disse que todo o nosso talento e aptidão pelo futebol era fruto de uma miscigenação com os negros, europeus e índios. Mas nada disso tem a ver com o que pulsa em nossos corações e o que movimenta as penas de nossos jogadores, sejam eles peladeiros ou profissionais.
Você pode estar pensando “tudo isso começou com Pelé, o rei do futebol”, mas será mesmo? Pelé começou a jogar aos 15 anos, ou seja, em 1955 e foi descoberto mundialmente em 1956. E o Maracanazo, que juntou 199.854 pessoas em 1950? A resposta é essa, então! Só que não. E em 1938, quando o Brasil começou a mostrar suas garras na Copa do Mundo?
O que realmente importa é que o Brasil hoje não sabe ser Brasil sem o futebol. O futebol é lazer, é profissão, é sonho, é esperança, é a oportunidade de um futuro melhor, é a união.
Fonte: CARTA CAPITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário