Passaporte brasileiro. Foto: Wikimedia Commons |
Éramos a bola da vez, agora a maioria quer tirar o time de campo |
Texto de Ana Estela de Sousa Pinto na Folha de S.Paulo aponta que, num piscar de olhos, a população dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná poderia desaparecer do Brasil. Cerca de 70 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais deixariam o Brasil se pudessem, mostra nova pesquisa Datafolha, segundo o jornal.
Na pesquisa, feita em todo o Brasil no mês passado, 43% da população adulta manifestou desejo de sair do país. Entre os que têm de 16 a 24 anos, a porcentagem vai a 62%. São 19 milhões de jovens que deixariam o Brasil, o equivalente a toda a população de Minas Gerais. O jornal complementa afirmando que o êxodo não fica apenas na intenção. O número de vistos para imigrantes brasileiros nos EUA, país preferido dos que querem se mudar, foi a 3.366 em 2017, o dobro de 2008, início da crise global.
Segundo a Folha, os pedidos de cidadania portuguesa aceleraram. Só no consulado de São Paulo, houve 50 mil concessões desde 2016. No mesmo período, dobrou o número de vistos para estudantes, empreendedores e aposentados que pretendem fixar residência em Portugal.
Passaporte brasileiro. Foto: Wikimedia Commons
Fonte: Diário do Centro do Mundo - DCM (O ESSENCIAL)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário