quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

RN deve receber imunizante para crianças nesta sexta-feira (14) - Por: Erta Souza


Ainda sem data definida para iniciar a vacinação das crianças com idade entre 5 e 11 anos, o Rio Grande do Norte deve receber na madrugada desta sexta-feira (14), cerca de 20,9 mil doses do Ministério da Saúde para imunizar esse público. A informação foi divulgada pela governadora Fátima Bezerra, em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (13). “Estamos acompanhando junto à sesap a chegada das vacinas destinadas à imunização das nossas crianças. Chegou a hora de protegermos também nossos pequenos”.

Na publicação, Fátima reiterou que não será exigida qualquer tipo de prescrição médica para a vacinação de crianças contra a Covid-19, assim como para qualquer outro imunizante. O RN é um dos estados que garantiu a aplicação da vacina às crianças sem prescrição médica, mesmo quando o Ministério da Saúde ainda exigia a prescrição médica. Somente após reunião com técnicos e consulta pública favorável à imunização sem prescrição, o Ministério da Saúde anunciou que liberaria a vacinação sem a referida exigência.

Na madrugada desta quinta-feira, o Brasil recebeu o primeiro lote da vacina da Pfizer contra a Covid-19 destinada às crianças de 5 a 11 anos. Chegaram ao país 1,248 milhão de doses vindas de Amsterdam, na Holanda. A remessa foi descarregada no Aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mas de lá seguiu para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

O total de vacinas previstas para chegar este mês de janeiro é de 4,3 milhões. Segundo o IBGE, o Brasil conta com 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária. Segundo o governo federal, a vacinação das crianças obedecerá os seguintes critérios: das mais velhas para as mais novas (11 e 10 e assim sucessivamente); prioridade para as crianças que têm algum tipo de comorbidade, deficiência permanente, crianças quilombolas ou indígenas; para se vacinar as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis; a segunda dose será reaplicada após intervalo de oito semanas.

Cadastro

Os pais e/ou responsáveis que ainda não cadastraram as crianças devem acessar o site https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/ clicar em Covid, acrescentar o CPF do responsável e entrar. No menu inicial clicar adicionar dependentes e, em seguida, preencher o cadastro com nome, CPF, número do cartão nacional de saúde, endereço e outras informações sobre a criança. 

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário