quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Frases de Lênin

O papel histórico progressivo do capitalismo pode ser resumido em duas proposições breves: o aumento das forças produtivas do trabalho social e a socialização desse trabalho. Mas ambos os fatos se manifestam em processos extremamente diversos em diferentes ramos da economia nacional.

Lenin, O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia , A “Missão do Capitalismo” (1899)

Talvez a causa mais profunda de desacordo com os narodniks seja a diferença em nossas visões fundamentais sobre os processos sociais e econômicos. Ao estudar este último, o narodnik geralmente tira conclusões que apontam para alguma moral; ele não considera os diversos grupos de pessoas que participam da produção como criadores de várias formas de vida; ele não se propõe a apresentar a soma total das relações sociais e econômicas como o resultado das relações mútuas entre esses grupos, que têm interesses e papéis históricos diferentes. ...

Lenin, O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia , A “Missão do Capitalismo” (1899)

Se o escritor dessas linhas conseguiu fornecer algum material para esclarecer esses problemas, ele pode considerar que seu trabalho não foi infrutífero.

Lenin, O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia , A “Missão do Capitalismo” (1899)

Na história do socialismo moderno, este é um fenômeno, que a luta das várias tendências dentro do movimento socialista de nacional se tornou internacional.

Lênin, o que fazer? , “Dogmatism And 'Freedom of Criticism'” (1901)

Se a democracia, em essência, significa a abolição da dominação de classe, então por que um ministro socialista não deveria encantar todo o mundo burguês com discursos sobre colaboração de classe?

Lênin, o que fazer? , “Dogmatism And 'Freedom of Criticism'” (1901)

Aqueles que estão realmente convencidos de que fizeram progresso na ciência não exigiriam liberdade para que as novas visões continuassem lado a lado com as antigas, mas a substituição das antigas pelas novas.

Lênin, o que fazer? , “Dogmatism And 'Freedom of Criticism'” (1901)

Estamos marchando em um grupo compacto por um caminho íngreme e difícil, segurando-nos firmemente pela mão. Estamos cercados por todos os lados por inimigos e temos que avançar quase constantemente sob seu fogo. Combinamos, por decisão de livre escolha, com o propósito de combater o inimigo, e não de recuar para o pântano vizinho, cujos habitantes, desde o início, nos censuraram por termos nos separado em um grupo exclusivo e com tendo escolhido o caminho da luta em vez do caminho da conciliação. E agora alguns entre nós começam a gritar: Vamos para o pântano! E quando começamos a envergonhá-los, eles retrucam: Que gente atrasada vocês são! Você não tem vergonha de nos negar a liberdade de convidá-lo a seguir um caminho melhor! Oh, sim, senhores! Você é livre não apenas para nos convidar, mas para irem aonde quiserem, até mesmo no pântano. Na verdade, pensamos que o pântano é o seu lugar apropriado e estamos preparados para prestar-lhe toda a ajuda para chegar lá. Apenas solte nossas mãos, não se agarre a nós e não manche a grande palavra liberdade, pois nós também somos “livres” para ir aonde quisermos, livres para lutar não apenas contra o pântano, mas também contra aqueles que estão se voltando para o pântano!

Lênin, o que fazer? , “Dogmatism And 'Freedom of Criticism'” (1901)

Em um país governado por uma autocracia, com uma imprensa completamente escravizada, em um período de reação política desesperada em que até mesmo o menor resultado de descontentamento político e protesto é perseguido, a teoria do marxismo revolucionário repentinamente abriu caminho na literatura censurada antes do O governo percebeu o que havia acontecido e o pesado exército de censores e gendarmes descobriu o novo inimigo e se lançou sobre ele.

Lênin, o que fazer? , “Criticism in Russia” (1901)

Esse medo da crítica demonstrado pelos defensores da liberdade de crítica não pode ser atribuído apenas à astúcia. Não, a maioria dos Economistas olha com ressentimento sincero para todas as controvérsias teóricas, divergências faccionais, questões políticas amplas, planos para organizar revolucionários, etc.

Lênin, O Que Fazer? , “Criticism in Russia” (1901)

A história nos confrontou agora com uma tarefa imediata que é a mais revolucionária de todas as tarefas imediatas que o proletariado enfrenta em qualquer país. O cumprimento dessa tarefa, a destruição do baluarte mais poderoso, não só da reação europeia, mas (pode-se dizer) da reação asiática, faria do proletariado russo a vanguarda do proletariado revolucionário internacional. E temos o direito de contar com a aquisição deste honroso título, já conquistado pelos nossos antecessores, os revolucionários dos anos setenta, se conseguirmos inspirar o nosso movimento, que é mil vezes mais amplo e profundo, com a mesma devotada determinação e vigor.

Lênin, o que fazer? , “Criticism in Russia” (1901)

Já que não se pode falar de uma ideologia independente formulada pelas próprias massas trabalhadoras no processo de seu movimento, a única escolha é - seja a ideologia burguesa ou a ideologia socialista. Não há meio-termo (pois a humanidade não criou uma “terceira” ideologia). (Isso não significa, é claro, que os trabalhadores não participem da criação de tal ideologia. Eles participam, porém, não como trabalhadores, mas como teóricos socialistas, como Proudhons e Weitlings, na medida em que são capazes de adquirir o conhecimento de sua idade e desenvolver esse conhecimento.)

Lenin, O que fazer? , “A espontaneidade das massas e a consciência dos sociais-democratas” (1901)

Menosprezar a ideologia socialista de qualquer forma, afastar-se dela no mínimo significa fortalecer a ideologia burguesa. Fala-se muito de espontaneidade. Mas o desenvolvimento espontâneo do movimento operário leva à sua subordinação à ideologia burguesa; pois o movimento operário espontâneo é sindicalismo, e sindicalismo significa a escravidão ideológica dos trabalhadores pela burguesia. Portanto, nossa tarefa, a tarefa da social-democracia, é combater a espontaneidade, desviar o movimento operário desse movimento sindical espontâneo que se esforça para ficar sob a asa da burguesia e colocá-la sob a asa do revolucionário Democracia social.

Lênin, o que fazer?, “A espontaneidade das massas e a consciência dos sociais-democratas” (1901)

A social-democracia revolucionária sempre incluiu a luta pelas reformas como parte de suas atividades. Mas utiliza a agitação “econômica” com o propósito de apresentar ao governo, não só demandas por todo tipo de medidas, mas também (e principalmente) a exigência de que deixe de ser um governo autocrático.

Lênin, o que fazer? , “Política Sindicalista e Política Social-Democrática” (1901)

Uma condição básica para a expansão necessária da agitação política é a organização de uma exposição política abrangente.

Lênin, o que fazer? , “Political Exposures And 'Training In Revolutionary Activity'” (1901)

É particularmente necessário despertar em todos os que participam no trabalho prático, ou se preparam para assumir esse trabalho, o descontentamento com o amadorismo que prevalece entre nós e uma determinação inabalável de nos livrarmos dele.

Lênin, o que fazer? , “The Primitiveness of the Economists and the Organisation of the Revolutionaries” (1901)

Esta luta deve ser organizada, segundo “todas as regras da arte”, por pessoas que estão profissionalmente engajadas na atividade revolucionária. O fato de as massas serem espontaneamente atraídas para o movimento não torna a organização desta luta menos necessária . Pelo contrário, torna-o mais necessário .

Lenin, The Primitiveness of the Economists and the Organization of the Revolutionaries (1901)

Esta luta deve ser organizada, segundo “todas as regras da arte”, por pessoas que estão profissionalmente engajadas na atividade revolucionária.

Lênin, o que fazer? , “The Primitiveness of the Economists and the Organisation of the Revolutionaries” (1901)

A atenção deve ser dedicada principalmente a elevar os trabalhadores ao nível de revolucionários; não é nossa tarefa descer ao nível das "massas trabalhadoras".

Lênin, o que fazer? , “The Primitiveness of the Economists and the Organisation of the Revolutionaries” (1901)

Cada questão “corre em um círculo vicioso” porque a vida política como um todo é uma cadeia sem fim que consiste em um número infinito de elos. Toda a arte da política consiste em encontrar e agarrar com a maior firmeza possível o elo que tem menos probabilidade de ser arrancado de nossas mãos, aquele que é mais importante no momento dado, aquele que mais do que tudo garante sua. possuidor a posse de toda a cadeia.

Lênin, o que fazer? , “The Plan For an All-Russia Political Newspaper” (1901)

Um jornal não é apenas um propagandista coletivo e um agitador coletivo, é também um organizador coletivo.

Lênin, o que fazer? , “The Plan For an All-Russia Political Newspaper” (1901)

Se o Congresso foi uma luta entre os elementos iscraxista e anti-iscraxista, não houve elementos intermediários e instáveis ​​que vacilaram entre os dois? Qualquer pessoa que conheça o nosso Partido e o quadro geralmente apresentado pelos congressos de todo o tipo, estará inclinado a priori a responder afirmativamente à pergunta.

Lenin, One Step Forward, Two Steps Back , (1904)

Mas cada pequena diferença pode se tornar grande se for insistida.

Lenin, One Step Forward, Two Steps Back , “Parágrafo Um das Regras” (1904)

Devemos construir o Partido a partir daquele núcleo já formado e fundido de social-democratas que deu origem ao Congresso do Partido, por exemplo, e que deve alargar e multiplicar as organizações partidárias de todos os tipos; ou devemos nos contentar com a frase suave de que todos os que ajudam são membros do Partido?

Fonte:  www.conlutas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário