Pesquisa do Ministério da Saúde constatou que o número de cirurgias, exames e consultas relacionados à doença caiu mais de 20% durante o surto de Covid-19
A campanha Novembro Azul,
voltada à conscientização e prevenção do câncer de próstata,
nunca foi tão importante quanto em 2021, uma vez que o número de procedimentos
e consultas relacionados à doença caiu mais de 20% durante a pandemia.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde, encomendada pela Sociedade
Brasileira de Urologia, mostrou que as cirurgias relacionadas ao quadro clínico
foram reduzidas em 21,5% entre 2019 e 2020. Exames de PSA, toques e biópsias
também acompanharam o mesmo ritmo, enquanto consultas urológicas foram 33,5%
menos recorrentes.
O anúncio do
ultrassom HIFU chega a tempo do Movember, campanha em apoio ao Novembro Azul
(Foto: Thinkstock)
Até julho, 1,8 bilhões de visitas ficaram registradas no sistema do Ministério da Saúde, contra os 4,2 bilhões de 2019. Estima-se que, em 2020, 4.560 casos deixaram de ser diagnosticados apenas em São Paulo. Em outros estados, a queda no número de homens examinados deixa o cenário ainda mais preocupante.
No Acre, a média de procedimentos avaliativos despencou 90% desde 2019, ao passo que em Mato Grosso (69%), Rio Grande do Norte (50%) e Paraíba (50%) mais da metade dos check-ups foram deixados de lado por conta da Covid-19.
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