terça-feira, 2 de novembro de 2021

SAÚDE: Novembro Azul: cuidados com o câncer de próstata diminuíram na pandemia - Por DANILLO COSTA (@DANILLOCOSTA_)

Pesquisa do Ministério da Saúde constatou que o número de cirurgias, exames e consultas relacionados à doença caiu mais de 20% durante o surto de Covid-19

A campanha Novembro Azul, voltada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, nunca foi tão importante quanto em 2021, uma vez que o número de procedimentos e consultas relacionados à doença caiu mais de 20% durante a pandemia.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia, mostrou que as cirurgias relacionadas ao quadro clínico foram reduzidas em 21,5% entre 2019 e 2020. Exames de PSA, toques e biópsias também acompanharam o mesmo ritmo, enquanto consultas urológicas foram 33,5% menos recorrentes.

O anúncio do ultrassom HIFU chega a tempo do Movember, campanha em apoio ao Novembro Azul (Foto: Thinkstock)

Até julho, 1,8 bilhões de visitas ficaram registradas no sistema do Ministério da Saúde, contra os 4,2 bilhões de 2019. Estima-se que, em 2020, 4.560 casos deixaram de ser diagnosticados apenas em São Paulo. Em outros estados, a queda no número de homens examinados deixa o cenário ainda mais preocupante.

No Acre, a média de procedimentos avaliativos despencou 90% desde 2019, ao passo que em Mato Grosso (69%), Rio Grande do Norte (50%) e Paraíba (50%) mais da metade dos check-ups foram deixados de lado por conta da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário