quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Governadora Fátima e prefeita Marina Marinho discursam na COP26 - Por: Jessyanne Bezerra

 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta quinta-feira (4), a governadora participou virtualmente na 26ª Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2021 no evento de lançamento do Consórcio Brasil Verde - Governadores pelo Clima. Além da governadora, a prefeita de Jandaíra, Marina Marinho e o diretor do IBAMA/RN, Leon Aguiar, representaram o RN no evento.

A participação do RN na COP26 foi com a palestra: "O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil – Mulheres na vanguarda da transição energética”. O convite foi feito pela ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O evento contou com debates sobre os desafios da ação climática a partir dos governos subnacionais, financiadores, empresas e sociedade civil. A governadora Fátima ressaltou o papel do RN como líder em energias renováveis no Brasil e garantiu mais investimentos na área.

Além disso, a governadora declarou que a “floresta amazônica agoniza” diante da atual política ambiental de Bolsonaro. E relembrou ações do governo federal que promoveram um retrocesso na proteção do meio ambiente.

Vale destacar que das 7 fontes de comercialização de energias comercializadas no Brasil, o estado potiguar possui 5, sendo considerado o pioneiro no âmbito pela sua favorável condição natural e incentivo econômico.

A prefeita de Jandaíra/RN, Marina Marinho também participou da COP26 falando das energias renováveis e os impactos que algumas dessas energias trazem ao meio ambiente. E destacou produção de energias renováveis, especialmente a eólica, sendo o principal gerador e exportador dessa fonte para o sistema elétrico nacional.

Só no município de Jandaíra há 95 aerogeradores já instalados e 58 em fase de instalação. O investimento na área começou a ser feito no início dos anos 2000, com a então governadora Wilma de Faria, que ocupou o cargo entre 2003 e 2010.

Via redes sociais a governadora declarou: “Reafirmamos hoje o nosso compromisso com a política ambiental e os tratados internacionais sobre o clima. Expressamos ao mundo que no Brasil tem governantes comprometidos com a política ambiental e com a defesa do desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social.”

Fonte: Potiguar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário