sábado, 11 de julho de 2020

CAMARADA CELINO ENTREVISTA, EDUARDO VASCONCELOS - 10-07-2020


Eduardo Vasconcelos - radialista - blogueiro e ativista


Entrevista para o livro 📚 Liricas e Lutas do Movimento Secundarista.

Nome, idade e naturalização:

EDUARDO Henrique Félix de VASCONCELOS, 56 anos, Natal – RN.

Sua trajetória no Movimento Secundarista:

Uma experiência de vida . Resultado positivo com muitas conquistas, que até hoje milhares e milhares de jovens se beneficiam destas conquistas. Sinto-me realizado de ter contribuído de forma direta para a redemocratização do País.

Como foi sua experiência dirigindo o MS? (Gestão)

Uma experiência única! Jamais esquecerei. Era momento de acontecer. Tínhamos um quadro maravilhoso, de jovens pertencentes a várias correntes na época e que se respeitavam, pois o nosso objetivo era uma só! DIREITOS!

Quais as bandeiras de lutas e conquistas?

Várias! Carteira de Estudante, Meia Passagem Municipal e Interestadual, Eleições Direta para diretor de escolas públicas e o principal, o apoio e respeito da sociedade potiguar.

Como estava o país e a educação na sua gestão?

Literalmente na sarjeta! Sem rumo e sem perspectivas! Foi preciso os jovens se unirem ao movimento sindicalista para seguirmos em frente e conquistar nossa liberdade de luta e de direitos.
O que acontecia no mundo?

Mudanças que precisam chegar ao Brasil. Era preciso fortalecer os movimentos sociais e sindicais para contribuir com a reabertura do processo de liberdade, de organização e direitos.

O que lhe chamou atenção no campo da cultura e da ciência? 

A cultura vivia e ainda vive dentro de nós e ela contribuiu e muito para despertar o POVO, foi preciso várias peças teatrais em praças públicas, em escolas, nas portas de fabricas, nas portas das instituições públicas para despertar o POVO. Foi ai que o movimento ganhou o apoio do povo.

Quais líricas que mais fez você rir com seus amigos? 

As criatividades de Rogério Marques (sempre, mas criativo. Do “granfino”, Carlos, as do nosso saudoso, Walter Júnior (ETFRN), Vlademir (aluno na época da E. E. Varela Barca) E das demais brincadeiras e criatividades dos demais companheiros da época.

O que leva de educativo depois da experiência Movimento Secundarista? 

O respeito! A solidariedade! O ato e a garra de lutar, pois foi dessa forma que conseguirmos avançar e que sirva de exemplo para as atuais lideranças estudantis do Brasil em especial aos norte-rio-grandenses.

Quais as forças políticas existentes e quais as polêmicas? 

PCdoB (UJS)....A mais organizada na época, como até hoje, o nascimento da juventude do PT, entre outras. Polêmicas eram muitas, mas sempre chegávamos a um consenso. (uma delas era a “ocupação” por cargos na executiva das instituições secundaristas, como AMES e depois a APES, mas sempre chegávamos ao consenso.  Como até os dias de hoje ocorrem.

Uma frase e um livro - “LUTAR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS”

Eduardo Vasconcelos
Radialista - Ativista - Blogueiro - Presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN e Agente de cultura

Presidente do Grêmio da E. E. WISNTON CHURCHILL - 1987 ( fundador e primeiro presidente. dirigente da UMES-Natal e APES.


Celino - Ex. Militante da UJS/RN, ex. dirigente da UMES e APES na década de 90, atual presidente da CTB/RN e militante (dirigente) do PCdoB/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário