quinta-feira, 26 de setembro de 2013

COALIZAÇÃO INAUGURA PAINEL NO RJ: CONFIRA QUAIS DEPUTADOS SÃO A FAVOR DA REFORMA POLÍTICA

Em todo Brasil 161 parlamentares declaram apoio ao projeto de iniciativa popular
Aconteceu nessa segunda-feira (23/9) na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, ato pela reforma política com inauguração do painel com o nome dos deputados federais comprometidos a votar a favor do projeto da reforma política de iniciativa popular entregue à Câmara dos Deputados no último dia 10/9. A iniciativa é da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas,  qual participam a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ), Ordem dos Advogados do Brasil, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e diversas entidades da sociedade civil.
O evento aconteceu pela manhã, totalizando 161 deputados brasileiros que já declaram apoio ao “Eleições Limpas”. No Rio de Janeiro, os parlamentares Jorge Bittar (PT –RJ) e Alessandro Molon (PT-RJ) foram os primeiros a assinar.
O vice-presidente regional da UBES e presidente da UEES-RJ, Gabriel Lopes, esteve entre os estudantes que participaram do ato que tem como objetivo desenvolver ações em todo Brasil para pressionar os parlamentares a se comprometerem e apoiar o projeto de iniciativa popular. Como estavam posicionados próximos a Câmara Municipal, Gabriel comenta que “alguns Vereadores desceram e se pronunciaram”. Durante o Ato foram colhidas dezenas de assinaturas. Ele acrescenta que são esperadas novas ações já na próxima semana “reunindo a juventude, contando com articulações culturais”.
De acordo com o diretor de Universidades Públicas da UNE, Thiago José Silva, a ideia é mobilizar todos os 26 estados brasileiros além do Distrito Federal. “Vamos mobilizar amplamente não só os parlamentares, confirmando o nome de quem se comprometeu a votar a favor do Projeto, mas também as entidades da sociedade civil, intelectuais, artistas, cantores e lideranças democráticas”, destacou.
A Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, vai realizar novos atos públicos pelo Brasil para inaugurar painéis com os nomes de parlamentares comprometidos a votar a favor o projeto. Como o lançamento da campanha, em São Paulo, no prédio histórico de Direito do Largo São Francisco, palco das manifestações das Diretas Já, onde aconteceu a inauguração do painel físico na última sexta (20/09). Para a coordenação da campanha, os atos reforçam a discussão das propostas da Coalizão, o que também trará maior visibilidade aos assuntos do projeto de Lei.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu aos membros da Coalizão submeter, ao colégio de líderes da casa, a fixação dos dias 23 a 27 de setembro para a votação da Reforma Política. As entidades também estão aguardando uma audiência com a Presidenta Dilma para solicitar o trancamento da pauta da Câmara no mesmo período a fim de pressionar a votação.

PRESSIONANDO POR UMA REFORMA POLÍTICA

Enquanto a votação do projeto não está assegurada, segue a coleta de assinaturas por todo o Brasil pelo projeto. A UBES e a Coalizão defendem o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais, a ampliação dos espaços e canais de participação direta da população, e mais mecanismos de transparência e acompanhamento das atividades políticas do Brasil. Veja como assinar o projeto, baixar materiais e ser um mobilizador da campanha no site www.eleicoeslimpas.org.br
A UBES também disponibiliza o manifesto que esclarece os principais pontos da reforma política, acesse aqui.
Da Redação com UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário