sábado, 27 de outubro de 2012

UMA TAÇA DE VINHO PODE PROTEGER O CORAÇÃO, A MEMÓRIA E ATÉ CONTROLAR O DIABETES


Foto: Getty Images

A medicina já comprovou que tomar vinho moderadamente pode trazer diversos benefícios à saúde. A bebida possui diversos antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico e previnem doenças (encontrados na casca e semente da fruta). A quantidade recomendada é de uma taça para mulheres e até duas para homens por dia. Porém, essa quantidade leva em consideração outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos.

Confira os principais benefícios da ingestão moderada da bebida:

Doenças cerebrais: Alguns estudos comprovam que o vinho pode proteger os neurônios, estimular a memória e reduzir o risco de demência e doenças, como o Alzheimer. Porém, nada de exagero, afinal o álcool consumido em excesso possui o efeito contrário, causando danos ao cérebro.

Diabetes: o vinho melhora a sensibilidade das células à insulina, aumenta o aproveitamento da insulina pelo organismo e diminui a agregação de plaquetas, que geralmente é alta nos diabéticos.

Ossos: A quercetina extraída da uva, uma substância antioxidante, age nos receptores ósseos estimulando as células que formam a matriz do osso, diminuindo a ação das células que o destroem.

Câncer: Outra substância encontrada no fruto, o resveratrol, inibe ações celulares associadas com o início e a progressão de tumores cancerígenos.

Coração: Alguns estudos feitos na França relacionam o consumo de vinho tinto a um menor risco de doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque a população francesa exibe uma baixa incidência de mortalidade por doenças cardiovasculares e por coincidência é o país que mais consome vinho tinto no mundo. Entretanto, as evidências não são suficientes para que se recomende o consumo de vinho tinto para a população em geral, já que os compostos podem variar de acordo com o tipo de uva, região de cultivo, processamento, teor alcoólico etc.

Para saber mais sobre os benefícios do vinho, acesse http://abr.io/5rAh

Fonte: Minha Vida

Postado por Lucineide Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário