domingo, 27 de junho de 2021

Meu pai morreu por fazer a Prova de Vida do INSS - por Jornalistas Livres


Espero que a “prova de vida de meu pai” não produza, também, a “prova de morte de minha mãe”. O que continuo a não entender é porque estão fazendo isso com os aposentados?

Meu pai morreu por fazer a Prova de Vida do INSS .Fazem 15 meses que lutamos contra o Coronavírus. Mas, a luta mais difícil é para que as pessoas respeitem as orientações para não aglomerar.

Com relação ao pai e mãe, sabíamos que algumas pessoas os visitavam seguindo as regras, protocolarmente. Eu, inclusive, não os visitei, para que não corressem qualquer risco. Hoje choro a saudade, mas ciente de que agi corretamente!

Tínhamos, inclusive conversado com eles sobre sobre a famigerada “prova de vida” que está sendo exigida pelo INSS aos aposentados.

A gerente do Banco nos confirmou, que também os orientou, por telefone, que era desnecessário e que não haveria cortes na aposentadoria.

Assim, jamais imaginaríamos que, eles fossem, presencialmente, ao Banco para fazer tal prova. Numa sexta-feira, 11/06, no horário de maior movimento e que levaram muito tempo para serem atendidos. Haviam muitos aposentados fazendo a “prova de vida”.

Exame de Vida ou de morte?

Meu pai com seus 85 anos e sua sempre parceira, a mãe com 82 anos fariam, mais uma vez, aquilo que todo brasileiro honesto, pobre, justo e honrado: cumpririam as regras! Seguiram ao chamado do governo, ao qual informava que senão fosse feito, a aposentadoria seria suspensa.

O “Seu Telmo” Lopes de Albuquerque, como bom e honesto brasileiro foi fazer a “prova de vida”. Pois era uma imposição do governo! E ele jamais faltou com suas obrigações. Quem o conhecia sabe o que significava isso, para um homem reto e honrado. Ser exemplo, era o mote!

Jamais utilizariam o telefone e/ou o aplicativo específico, pois nunca sequer utilizaram-se desses mecanismos. Jamais! E nós, por outro lado, tínhamos entendido que eles teriam sido convencidos da desnecessidade.

Assim, numa “prova de vida”, supostamente, meu pai encontrou a “prova da morte”! Foi contaminado pela COVID-19. E, no dia 24/06/2021 se despediu do mundo terreno.

Minha mãe, a “Dona Vanir” Terezinha Turra de Albuquerque, sessenta e três anos parceira de meu pai, lado a lado e, em melhores condições de saúde que o pai, certamente, o acompanhou para apoiá-lo naquele “momento importante”, pois atendiam a um chamado do governo. Eles só tinham uma aposentadoria, como a imensa maioria dos brasileiros! Assim, ela também, foi contaminada com o novo Coronavírus! Agora, lutamos para que permaneça com a gente! Seria muito duro perder meus pais por um “preciosismo” desse governo.

Espero que a “prova de vida de meu pai” não produza, também, a “prova de morte de minha mãe”. O que continuo a não entender é porque estão fazendo isso com os aposentados?

Atos como esse, para tratar aposentados e/ou sucessores como se corruptos fossem é indigno é intolerável em meio a uma pandemia que já matou quase 515.000 brasileiros. Pergunto: quantos desses honrados brasileiros, tiveram como foco de contaminação uma fila da “prova de vida”?

Meu pai deixou a vida para provar que precisava de sua “polpuda” aposentadoria de R$ 1.400,00. Mas isso era sagrado para ele!

Infelizmente, os governos que passaram, até hoje não resolveram o verdadeiro assaque que fizeram com milhões de aposentados brasileiros que, como meu pai, sempre contribuíram entre 5 e 10 salários mínimos, e hoje ganham próximo de um! Isso eles não resolveram e, pelo visto continuarão a contribuir com essa mortandade sem fim!

A propósito: o que fazem os parlamentares (deputados federais e senadores) que são complacentes com essa situação de desrespeito aos aposentados, àqueles que construíram parte de nossa memória nacional?

Numa pandemia, isso é crime de saúde pública! Onde estão o Ministério Público Federal – MPF, Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, OAB Santa Catarina, OAB Nacional? Gelson Albuquerque, enfermeiro, prof titular aposentado da UFSC, presidente do Coren-SC Obs: fique à vontade para compartilhar, distribuir nas suas redes sociais. Precisamos criar uma corrente do bem para acabar com essa injustiça! #provadevidanapandemiaecrime #enfermagem #medicina #enfermagem_valorizada #enfermagemvalorizadaeparticipativa #corensc #cofen #ufsc #aposentadonaoébandido #mpf #pgr

Mais tragédia, fruto de ação do desgoverno

Nenhum comentário:

Postar um comentário