sábado, 26 de junho de 2021

Lula venceria Bolsonaro em primeiro turno, segundo pesquisa Ipec

  Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Wilson Dias/Agência Brasil[/fotografo]

Uma pesquisa do Ipec divulgada na madrugada desta sexta-feira (25) pelo jornal O Globo mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para as eleições presidenciais de 2022, com 49% das intenções de voto apenas no primeiro turno do pleito. De acordo com a pesquisa, a primeira do instituto, o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria apenas 23% dos votos, se as eleições fossem hoje.
 
O estudo ainda indica que, atrás de Lula e Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) é o presidenciável com mais intenções de voto em 1º turno, com 7%. Atrás dele está o governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).
 
O Ipec também indicou que a intenção de voto no ex-presidente petista é maior entre os entrevistados que moram no Nordeste (63%), onde Bolsonaro tem 15% das intenções. Lula também estaria na frente entre os mais jovens, com 53% das intenções contra 17% de Bolsonaro, e entre os que se autodeclaram pretos ou pardos, com 54% dos votos contra 21% do atual chefe do Executivo.
 
Já entre os que têm ensino fundamental 2 e entre os que são de religiões que não a católica e a evangélica, Lula possui 59% e 54% das intenções de voto, respectivamente. Por outro lado, segundo a pesquisa, Bolsonaro tem os maiores índices de ótimo e bom nas regiões Sul (29%), Norte e Centro-Oeste (28%); entre os homens (28%); entre os evangélicos (32%) e entre quem se autodeclara branco (29%).
 
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foram ouvidas 2.002 pessoas entre os ias 17 e 21 de junho. O Ipec é formado por ex-analistas do Ibope, que encerrou suas atividades.
 

Fonte: Congresso Em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário