quinta-feira, 9 de maio de 2019

EIDER (PAI), HÉLIO VASCONCELOS (TIO) IM'MEMÓRIA E MARGARIDA FÉLIX DE VASCONCELOS - SINGELA HOMENAGEM AS PESSOAS QUE REPRESENTARAM E REPRESENTAM MUITO NA MINHA VIDA!

 HÉLIO XAVIER DE VASCONCELOS, NASCEU LUTANDO, VIVEU LUTANDO E MORREU LUTANDO! Um exemplo de VIDA, que deve ser seguido!





Um momento triste e de despedida! Hélio Xavier de Vasconcelos - "Seus ensinamentos ficarão em nossas memórias e exemplo para a futura geração!"
 Nossa guerreira! MARGARIDA Félix de VASCONCELOS ao do mano caçula, Júlio César!
 Nossa guerreira, MARGARIDA FÉLIX DE VASCONCELOS ao lado da mana, Ana Elisa
Uma foto rara com guerreira: Margarida ao lado de seus filhos (faltando apenas o mano Sérgio), netos e o cunhado Ivam
Hoje conversando comigo mesmo!!! 

Há vários anos que venho refletindo, matutando e questionando-me sobre a família, cujo sobre nomes são Vasconcelos e Félix!

Quanto a família VASCONCELOS confesso que não sei quase nada, apenas que a família Vasconcelos, uma boa parte dela é do Rio de Janeiro, nunca a conheci como deveria, sei que tenho primos, primas/os, tios, hoje apenas um, Jansen Xavier de Vasconcelos, um homem bom, mas  que hoje  não sei por onde anda a anos (falam que está vivendo no Recife, cidade natal de sua esposa e o outro, chama-se Hélio Xavier de Vasconcelos (já falecido), um exemplo de vida para mim. Quando jovem lutou e muito contra a ditadura militar nos anos 60/70, homem de caráter impar! 

Sua juventude foi de luta, chegando a se formar em direito. Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil – secção RN,respeitado até hoje pela classe jurídica do Rio Grande do Norte e a UFRN, onde foi professor. Foi presidente da antiga FEBEM, sempre dedicado na defesa das crianças e dos adolescentes, ajudando a elaborar o Estatuto da Criança e Adolescente no estado. Foi Secretário Estadual de Educação e Cultura na gestão do Governador José Agripino, logo após o regime militar, o que surpreendeu alguns amigos, mas até hoje com todo respeito aos demais secretários que já passaram pela pasta, foi um dos poucos que tinha autonomia na “caneta”.

Nessa época como secretário lembro-me que o mesmo homenageou vários professores/advogados, construindo escolas estaduais e colocando os seus nomes nas referidas escolas, como forma reconhecimento, por exemplo: A Escola Estadual Varela Barca, Floriano Cavalcanti, Djalma Aranha Marinho e tantas outras, isso não só em Natal, mas em outras cidades do Estado.

Nessa época ele dava todo o apoio irrestrito aos estudantes, tanto secundaristas como universitários na reconstrução das entidades estudantis, UNE, UBES, APES e UMES-Natal...um momento histórico. Um homem simples, inteligente, determinado e sempre voltado na luta por uma sociedade justa, fraterna e humana.

“ Dei muito trabalho a ele, na época eu muito agitado, época que eu era  presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual “Winston Churchill “– Cidade Alta – Natal. Era um momento de redemocratização do país! Passeatas, atos públicos e tantas e outras mobilizações, terminando sempre de fronte ao Palácio Potengi (governo do Estado), localizado na Praça 7 de setembro, ao lado da Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça, tempo difícil, mas feliz, pois tínhamos convicção da nossa responsabilidade e compromisso com a abertura do processo democrático. “SEM MEDO DE SER FELIZ”!

A ele: HÉLIO XAVIER DE VASCONCELOS, minha singela homenagem! Seus ensinamentos não foram restritos, seus ensinamentos ultrapassaram fronteiras e barreiras, e hoje seus alunos e em particular os estudantes do Curso de Direito – UFRN, que tiveram a alegria e a felicidade de ter tido-o como um PROFESSOR EXEMPLAR, muito nos honra sabermos disso! Tio nunca o esquecerei por tudo que fez por mim e pelo que o senhor fez para o povo do nosso estado e pelos seus alunos. Obrigado Tio! Deus estar convosco!

A FAMÍLIA FÉLIX!

A família FÉLIX vem da minha querida mãe: MARGARIDA FÉLIX DE VASCONCELOS, só o nome já diz tudo: Uma FLOR/ROSA! Uma guerreira, que criou 7 filhos, quatro mulheres (Lúcia, Cristina, Ana e Verônica) e 3 homens (Eu - Eduardo Henrique Félix de Vasconcelos), Sérgio (o mais velho) e Júlio (o caçula), com muita garra, amor e determinação e sempre na cartilha da ética, da honestidade e do amor!

Sempre preocupada na educação dos seus filhos, cursou até a 4ª série, mas isso não a inibiu de procurar fazer o melhor pelos seus filhos. Era uma mãe (era no sentido passado, pois hoje se encontra-se limitada dos seus afazeres), nos ensinou como superar as dificuldades da vida, mas sempre carinhosa na hora das dificuldades que seus filhos passava, a começar pelos maiores. Natural de Serrinha - RN, filha de João Félix (falecido), homem respeitado , fazendeiro, pai de 4 filhas, Nair, Margarida, Geralda e Deizinha e Felícia Félix, outra guerreira...ambos já falecidos.

Na década de 60/70 vendeu a fazenda e foi para Natal, onde minha querida mãe conheceu meu pai, Eider Xavier de Vasconcelos e ai viu no que deu!  Casamento e 7 filhos!  Uma mulher exemplo de resistência, humildade e lutadora, nunca se voltou para fortunas, apenas uma mulher simples, humana e de caráter! Estou ficando emocionado, pois sou humano, mas pelo menos consegui escrever uma parte do que sinto por essas queridas pessoas, que tanto amo: Meu pai, Eider Xavier de Vasconcelos (Im memória), meu querido tio: Hélio Xavier de Vasconcelos (Im memória) e a minha rainha: Margarida Félix de Vasconcelos.

Desculpe os erros de português, mas tenho certeza que ao lerem essas singelas palavras entenderão o que quero dizer (sentimentos).  

EDUARDO VASCONCELOS, radialista, blogueiro, ativista, coordenador da Comissão em Defesa dos Campus da UERN, UFRN e IFRN na Região do Agreste Potiguar e presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário