sábado, 30 de março de 2019

Mentira que o povo queria golpe de 64. Ibope da época, só divulgado em 2003, mostra grande aprovação de Jango e das reformas

Primeira página do Ultima Hora em 1964, O povo com Jango


O ministério da Defesa de Bolsonaro (eleito mediante fraude) emitiu uma nota sobre o golpe de 1964 com uma série de fake news: a primeira delas de que o golpe teria ocorrido em 31 de março e não no dia 1° de abril, o dia da mentira, quando o foi.

A segunda, e mais importante, a que reproduzo a seguir:

As Forças Armadas, atendendo ao clamor da ampla maioria da população e da imprensa brasileira, assumiram o papel de estabilização daquele processo.

Não havia clamor de ampla maioria da população coisa alguma. Havia o de grande parte da imprensa, sim, mas uma pesquisa do Ibope realizada com eleitores de oito capitais entre os dias 9 e 26 de março de 64, mostra que 49,8% dos pesquisados admitiam votar em Jango caso ele pudesse se candidatar à reeleição. Outra pesquisa feita pelo Ibope apontava que 15% dos ouvidos consideravam o governo Jango ótimo, 30% bom e 24% regular. Para 16%, a administração Goulart era má ou péssima. [Fonte: Folha].

Desde quando 16% é maioria, general? 

No entanto, essas pesquisas não foram divulgadas na época e só vieram à tona muitos anos depois, em 2003.

Outra pesquisa feita pelo Ibope no período revela que 59% dos ouvidos eram a favor das medidas anunciadas por Jango no histórico comício da Central do Brasil, no Rio, no dia 13 de março de 64. As propostas incluíam a desapropriação de terras às margens de rodovias e ferrovias e o encampamento das refinarias estrangeiras.[Folha]
Pelas pesquisas, general, o golpe foi contra o povo. O que ficou claro nos anos seguintes. Como já está claro agora, 55 anos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário