1 - NOTÍCIAS DO MUNDO
Le Monde, França
Centenas de milhares de pessoas foram às ruas para defender a SNCF e o serviço público. Segundo o Ministério do Interior, 323 mil pessoas participaram das manifestações. Para os sindicatos, entretanto, foram mais de 500 mil nas ruas. Os sindicatos propõem um dia nacional de mobilização interprofissional para o próximo dia 19 de abril.
Le Nouvel Observateur, França
323.000 ou 500.000 manifestantes na França: Pela primeira vez, uma contagem independente do número de manifestantes ocorreu em Paris. A mobilização de funcionários públicos e trabalhadores ferroviários foi um sucesso? Os números confirmam que foi.
Les Echos, França
A jornada de mobilização dos ferroviários franceses: uma advertência a Macron.
Página 12, Argentina
Contra as reformas de Macron.
El País, Espanha
Trump golpeia a China com tarifas sobre importações no valor de 60 bilhões de dólares. O presidente dos EUA acusa Pequim de práticas predatórias e roubo de tecnologia, enquanto isenta temporariamente a Europa das tarifas sobre o aço e o alumínio.
The Washington Post, EUA
H. E. McMaster é demitido como conselheiro de segurança nacional, para ser substituído por John Bolton. Em uma decisão que pode levar a mudanças dramáticas no enfoque dos Estados Unidos com o resto do mundo, o presidente Trump nomeou Bolton – um ex-embaixador na ONU e comentarista da Fox News e conservador - como seu terceiro conselheiro de segurança nacional.
Sputnik News, Rússia
Novos e velhos desafios: EUA e criptomoedas seriam as maiores ameaças para a economia mundial? Entre 19 e 20 de março na capital argentina, Buenos Aires, se realizou a Cúpula do G20 que reuniu os ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo. A Sputnik News explica como decorreu a cúpula e que problemas econômicos foram marcados como os mais urgentes.
La Jornada, México
Cambridge Analytica, a consultoria política a quem se atribui o triunfo de Donald Trump, não só usou dados pessoais de milhões de pessoas obtidas do Facebook sem permissão, mas também recorreu a subornos, chantagens e prostitutas em seu trabalho secreto em mais de 200 eleições. em todo o mundo, incluindo o México.
2 - NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL
The Guardian, Inglaterra
Enquanto cresce a pressão sobre as autoridades no Brasil para encontrar os assassinos da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, uma carta aberta de ativistas internacionais, escritores, jornalistas, cineastas, políticos e atores pede uma investigação de seu assassinato por uma comissão independente.
e
Diário de Notícias, Portugal
Luís Inácio Lula da Silva mantém-se em liberdade e só no dia 4 de abril saberá se tem de fato ordem de prisão. O Supremo Tribunal brasileiro adiou esta quinta-feira para essa data a apreciação do pedido de habeas corpus do ex-presidente do Brasil, condenado em janeiro a 12 anos de cadeia. Se for concedido, Lula poderá ficar em liberdade até que sejam apreciados todos os pedidos de recurso que estão pendentes. Um processo que se prevê ainda logo.
RFI, França
"Missões religiosas mais atrapalham do que ajudam índios", diz Nara Baré. Francinara Soares Martins Baré, ou simplesmente Nara Baré. Primeira mulher a ser eleita Coordenadora-geral da Coiab, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia, a maior organização indígena do Brasil.
RFI, França
O primeiro-ministro da Suécia e altos executivos da empresa sueca Saab, fabricante dos caças Gripen, poderão ser convidados a depor como testemunhas de defesa no âmbito da Operação Zelotes, que investiga o ex-presidente Lula por suposto tráfico de influência na compra dos 36 aviões suecos pelo Brasil. As informações são da TV pública sueca SVT.
Página 12, Argentina
Uma decisão do STF deixou Lula livre e ainda na corrida presidencial. Os 11 juízes do STF tiveram que decidir ontem se na semana que vem Lula iria para a prisão depois de ter sido condenado em duas instâncias ou, como diz a Constituição, ele pode ficar livre até que o mais alto tribunal lide com seu caso.
Página 12, Argentina
Uma caravana sob ameaça de milícias armadas no Rio Grande do Sul. Sob o cerco de milícias armadas pela extrema direita no estado do Rio Grande do Sul já denunciado, a caravana "Lula para o Brasil" continua sua quarta etapa no município tricentenário de São Borja. Na última parada da turnê pelo sul do Brasil, o programa foi focado na visita do fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) a lugares de memória dos ex governantes brasileiros Getúlio Vargas, João "Jango" Goulart e o líder nacionalista Leonel Brizola.
La Repubblica, Itália
Lula fica em liberdade. Pelos menos por mais duas semanas. Os juízes do Supremo Tribunal adiaram para dia 4 de abril se à decisão sobre o pedido de "habeas corpus" apresentado pelos advogados do ex-presidente, que já foi condenado a 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e reciclagem
Público, Portugal
Supremo Tribunal Federal adia votação e impede prisão de Lula antes de decidir sobre o habeas corpus. Ex-Presidente não pode ser preso pelo menos até 4 de Abril, data em que o requerimento de habeas corpus será votado.
Telesur, Venezuela
Esposa de Marielle exige justiça e investigação neutra.
BBC Brasil, Inglaterra
Quem é Rosa Weber, ministra do STF responsável por voto que garante liberdade de Lula por 2 semanas
Fonte: CARTA MAIOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário