segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pesquisa no RN mostra favoritimo de Robinson sobre Henrique

Por esta quase ninguém esperava. A primeira pesquisa Ibope no segundo turno para o governo do Rio Grande do Norte indica favoritismo de Robinson Faria (PSD) sobre Henrique Alves (PMDB). Se a eleição fosse hoje, Robinson teria 54% dos votos válidos contra 46% de Henrique. Nos votos totais, Robinson tem 45% e Henrique, 38%.
Se este resultado for mantido até o dia 26 de outubro, data da eleição, Robinson Faria deverá ser o próximo governador do RN. O resultado surpreende porque Henrique Alves sempre foi apontado como favorito. Agora tudo indica que o todo-poderoso presidente da Câmara dos Deputados vai perder a eleição.
E o pior para Henrique é que sua rejeição não para de crescer - 47% dos eleitores não votam nele de jeito nenhum. A rejeição de Robinson é bem menor, de 35%. Com tamanha rejeição, há risco alto de Henrique perder a eleição.
Esta eleição tem uma história curiosa. Henrique tinha tudo para ter sido eleito no primeiro turno, se não tivesse puxado o tapete da deputada Fátima Bezerra (PT), que era a candidata na sua chapa para o Senado. Mas Henrique trocou Fátima pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que era candidata ao governo.
Henrique fez isso para limpar o terreno de sua candidatura a governador. Sem Wilma concorrendo ao governo, ele teria tudo para se eleger ao governo - e ainda por cima elegeria Wilma para o Senado. Deu tudo errado na estratégia de Henrique. Sem o apoio do PMDB, Fátima se aliou a Robinson (foto), fortaleceu o candidato do PSD, e se elegeu senadora.
Passada a eleição de 5 de outubro, em que Fátima teve uma expressiva votação e derrotou Wilma por grande margem de votos, a petista continuou puxando o voto em benefício de Robinson. Deu no que deu. Robinson cresceu, superou Henrique, e agora é favoritíssimo para se governar o RN a partir do próximo ano.
Neste episódio, em que Henrique deu uma rasteira na deputada petista e na aliança do PT com o PMDB, trocando Fátima pelo apoio a Wilma, fica um ensinamento que costuma ocorrer em política. Neste caso, costuma-se dizer que, quando a esperteza é muito grande, acaba por engolir o esperto.
Foi o que aconteceu com Henrique. Se ele tivesse mantido a aliança com Fátima, que vinha sendo costurada há muito tempo com o próprio Henrique e com as liderança do PMDB potiguar, Henrique estaria hoje eleito governador.
Mas parece que a esperteza de Henrique não tem limites.
Agora ele ensaia apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB), adversário de Dilma Rousseff (PT), que é apoiada pelo PMDB - o vice da petista, Michel Temer, é do mesmo partido de Henrique. Mas Henrique nunca morreu de amores por Dilma e, agora, embarcar na canoa de Aécio para tirar proveito, caso ele seja eleito.
Na sucessão presidencial, continua o equilíbrio entre Aécio e Dilma. Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas nesta quarta (15/10) indicam novo empate entre os dois, mas numericamente com o tucano à frente: Aécio 51%, Dilma 49% dos votos válidos (45% a 43% respectivamente nos votos totais).
Outra pesquisa divulgada durante esta semana, do instituto Vox Populi, também dá empate, só que com os números invertidos - 51% para Dilma e 49% para Aécio.
Mas há mais sinais negativos para Aécio do que para Dilma. Segundo o Datafolha, a rejeição do tucano subiu quatro pontos deste a última pesquisa, divulgada no dia 9/10, passando de 34% para 38%. A rejeição de Dilma caiu de 43% para 42%. Mais: continua subindo a aprovação ao governo Dilma, que chegou a 40%.
No primeiro turno, Aécio foi poupado pela candidata do PT, que direcionou seu foco para Marina Silva, que até então ameaçava mais a petista do que o tucano. Agora a história é outra. Aécio foi para o segundo turno e há uma enxurrada de críticas e acusações feitas a ele na campanha da petista e nas redes sociais.
Prova de que a estratégia adotada pelo PT de desconstruir o tucano está dando certo. Tem mais: o Datafolha constatou que o apoio de Marina Silva a Aécio está atrapalhando mais do que ajudando. Subiu de 13% para 23% o índice de eleitores que dizem não votar em Aécio depois que Marina declarou apoio a ele.
Abaixo, links com resultados das pesquisas no RN e para presidente, além de outros enfoques sobre o impressionante equilíbrio na disputa presidencial, inclusive o fato de apoio de Marina a Aécio está atrapalhando o tucano.

Fonte: Brasil Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário