sábado, 21 de junho de 2014

NOVA CRUZ-RN CRIA FÓRUM EM DEFESA DO PLEBISCITO POPULAR - O QUE É PLEBISCITO POPULAR? ACESSE E SAIBA!

O que é um Plebiscito Popular?
 Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito.

 Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversosem que qualquer pessoa, independente do sexo, da idade ou da religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que seja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos.
 O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

 O que é uma Constituinte?

 É a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.

 Porque uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?

 Nos meses de Junho e Julho de 2013 milhões de jovens brasileiros foram às ruas para lutar por melhores condições de vida, inicialmente contra o aumento das tarifas do transporte, mas rapidamente a luta por mais direitos sociais estava presente nas mobilizações, pedia-se mais saúde, mais educação, mais democracia. Nos cartazes, faixas e rostos pintados também diziam que a política atual não representa essa juventude, que quer mudanças profundas na sociedade brasileira.
 As mobilizações das ruas obtiveram conquistas em todo o país, principalmente com as revogações dos aumentos das tarifas dos transportes ou até diminuição da tarifa em algumas cidades, o que nos demonstrou que é com luta que a vida muda! Mas a grande maioria das reivindicações não foram atendidas pelos poderes públicos.
 Não foram atendidas porque a estrutura do poder político no Brasil e suas “regras de funcionamento” não permitem que se avance para mudanças profundas. Apesar de termos conquistado o voto direto nas eleições, existe uma complexa teia de elementos que são usados nas Campanhas Eleitorais que “ajudam” a garantir a vitória de determinados candidatos.
 A cada dois anos assistimos e ficamos enojados com a lógica do nosso sistema político. Vemos, por exemplo, que os candidatos eleitos têm um gasto de Campanha muito maior que os não eleitos, demonstrando um dos fatores do poder econômico nas eleições. Também vemos que o dinheiro usado nas Campanhas tem origem, na sua maior parte, de empresas privadas, que financiam os candidatos para depois obter vantagens nas decisões políticas, ou seja, é uma forma clara e direta de chantagem. Assim, o ditado popular “Quem paga a banda, escolhe a música” se torna a melhor forma de falar do poder econômico nas eleições.
 Além disso, ao olharmos para a composição do nosso Congresso Nacional vemos que é um Congresso de deputados e senadores que fazem parte da minoria da População Brasileira. Olhemos mais de perto a sua composição:
·                     mais de 70% de fazendeiros e empresários (da educação, da saúde, industriais, etc) sendo que maioria da população é composta de trabalhadores e camponeses.
·                     9% de Mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira.
·                     8,5% de Negros, sendo que 51% dos brasileiros se auto-declaram negros.
·                     Menos de 3% de Jovens, sendo que os Jovens (de 16 a 35 anos) representam 40% do eleitorado do Brasil.
 Olhando para esses dados, é praticamente impossível não chegar a conclusão de que “Esse Congresso não nos representa!!!” e que eles não resolverão os problemas que o povo brasileiro, em especial a juventude, levou às ruas em 2013.
 E para solucionar todos esses problemas fundamentais da nossa sociedade (educação, saúde, moradia, transporte, terra, trabalho, etc.) chegamos a conclusão de que não basta mudarmos “as pessoas” que estão no Congresso.
 Precisamos mudar “as regras do jogo”, mudar o Sistema Político Brasileiro. E isso só será possível se a voz dos milhões que foram as ruas em 2013 for ouvida. Como não esperamos que esse Congresso “abra seus ouvidos” partimos para a ação, organizando um Plebiscito Popular que luta por uma Assembléia Constituinte, que será exclusivamente eleita e terá poder soberano para mudar o Sistema Político Brasileiro, pois somente através dessa mudança será possível alcançarmos a resolução de tantos outros problemas que afligem nosso povo.
Fonte: - See more at: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/o-que-%C3%A9-o-plebiscito-pela-constituinte#sthash.0GCmwCsu.dpuf
 Criado o Comitê Plebiscito Popular de NOVA CRUZ, rumo a uma NOVA COSNTITUIÇÃO



 Comissão Plebiscito Popular de NOVA CRUZ - RN

Momento de discussão
Hoje pela manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores;as em Educação - SINTE Regional Nova Cruz-RN foi realizada uma reunião com a participação de várias entidades classistas e culturais com objetivos de discutir, debater e fundar o Comitê do Plebiscito Popular nas cidades da Região do Agreste Potiguar.

Se fizeram presentes várias entidades, entre elas o SINTE/RN, STTR-NOVA CRUZ, Grupo Cultural KINGS DANCE, AMES-NOVA CRUZ, CPC DA ANE/RN, representantes das cidades de Santo Antonio, Montanha, Passagem e Brejinho.  A vereadora de Santo Antonio, Gorrete também participou.

Após várias discussões e debate foi decido que cada município presente criará seus comitês.

A nível de Nova Cruz foi unanimidade pelos presentes de criarem de imediato seu comitê, inclusive com pagina para divulgação das  ações do comitê, facebook e o principal:  Mobilizar mais entidades e pessoas da sociedade civil.  haverá uma outra reunião a data ser marcada, onde terá objetivo de criar uma sistemática de luta e mobilização, inclusive em momento eleitoral como agora em 2014.

Estiveram várias pessoas participando desta primeira reunião, entre elas estavam Toninho e Antonio Barbosa - SINTE - Nova Cruz; Thiago, Emily, Ramony, Jargna e demais membros do Grupo Cultural Kings Dance; Biluquinha e Sebastião do STTR - Nova Cruz, Padre Francisco de Assis Inácio - Pároco de Nova Cruz, Vereadora Gorete de Santo Antonio; Greiciane Lima e Lucélia da cidade de Passagem, André Fernandes do Comitê Plebiscito Popular do RN, entre outros.
Junte-se ao Plebiscito Popular!!!
Centenas de milhares de jovens, trabalhadoras e trabalhadores nas ruas em junho e julho de 2013 deram um recado paras as atuais instituições do país: elas não nos representam! 
Assim, as mobilizações escancararam o fosso que existe entre a maioria oprimida da nação e as atuais instituições, que só estão aí para resguardar os interesses da minoria privilegiada das classes dominantes no Brasil.
A reforma do sistema político, necessária para avançar na conquista da democracia, da soberania e das necessidades de todos os setores oprimidos, mais do que nunca está na ordem do dia. Uma vez mais, o Congresso Nacional, dominado por representantes dos grandes grupos econômicos que financiam as campanhas eleitorais, tenta bloquear qualquer mudança de fundo no sistema político.
Se a maioria dos deputados e senadores recusa-se a alterar o sistema político que garante seus privilégios, nós, entidades representativas de trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, da juventude, dos movimentos democráticos e populares, decidimos organizar e realizar o Plebiscito Popular com a questão:
Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?
Esta é a pergunta que chamamos todos e todas à responder. Desde este 15 de novembro de 2013, quando lançamos a campanha pelo Plebiscito Popular, faremos plenárias nos estados, momentos formativos, publicações, mobilizações para construir coletivamente um amplo debate, que terá como ponto de chegada a semana da pátria, de 01 a 07 de setembro de 2014.
Construa conosco nos bairros, escolas, sindicatos, movimentos e locais de trabalho os Comitês para organizar o Plebiscito Popular para que do 01 ao 07 de setembro possamos – ao devolver a palavra para povo brasileiro, para que seja ele a definir os rumos do país – ter milhões dizendo: Sim a uma Constituinte exclusiva e soberana que faça a reforma do sistema político de nosso país!
Vamos levar os resultados do Plebiscito Popular a todas as autoridades e poderes da República: queremos que os interesses da maioria explorada e oprimida que constrói a riqueza da nação sejam respeitados e representados nas instituições políticas de nosso país! 

Fonte: - See more at: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/junte-se-ao-plebiscito-popular#sthash.6ziFjfZe.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário