segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Festival da FOTO! destaca a fotografia potiguar

Em 2021 faz 30 anos que começou o movimento de instituir o dia mundial da fotografia pelos países. 19 de Agosto foi a data escolhida porque marca o surgimento do daguerreótipo e a popularização do seu uso para criar as primeiras fotografias permanentes da história. Para comemorar a data e divulgar a fotografia feita no Rio Grande do Norte, O Coletivo daFOTO!  anuncia a realização do Festival daFOTO! Potiguar 2021, um festival de pé no chão que celebra e discute a fotografia feita no solo norte-rio-grandense. Temas como fotografia e audiovisual, história, coletivos fotográficos, memória, diversidade, fotografia fine art e festivais de fotografia serão debatidos e , instagram e facebook).

Para o  fotógrafo e coordenador do Festival, Henrique José: “é importante acreditar na potência de nossa fotografia, queremos continuar sendo agentes de valorização cultural e artística no campo das artes visuais no RN”. Pensando nisso, fotógrafos da capital e do interior foram convocados a discutir e revelar seus olhares, seus valores e suas perspectivas no horizonte fotográfictransmitidos ao vivo no período de 17 a 21 de agosto de 2021 na internet, através do site (www.coletivodafoto.com.br) e redes sociais do Coletivo daFoto! (youtubeo.

O Festival vai contar com as participações dos fotógrafos potiguares ausentes que alçaram novos voos e hoje residem e trabalham em outros países, como afirma a fotógrafa Meysa Medeiros que é a produtora encarregada da organização do Festival: “Faremos conexões  virtuais com estes fotógrafos e com o auxílio da tecnologia estaremos juntos conversando com o público. Temas como fotografia e audiovisual, história, coletivos fotográficos, memória, diversidade, fotografia fine art e festivais de fotografia serão debatidos e transmitidos ao vivo”, afirma Meysa. 
 
O Festival daFoto! Potiguar será 100% digital, gratuito e on-line, com duração de cinco dias que articula setores distintos da fotografia autoral potiguar. O foco do Festival é dar visibilidade aos trabalhos de fotógrafos do Rio Grande do Norte e estabelecer conexões entre eles e deles com o público. Trata-se de um Festival inédito no RN, pela sua conexão entre fotógrafos potiguares, espalhados em cidades do RN em diversas cidades do mundo. A programação será composta por lives (conexões fotográficas), em formatos de debates, palestras, exposições fotográficas virtuais e uma feira virtual, que exibirá Vídeos Comerciais, estimulando a economia criativa e a geração de renda. 
 
Convocatórias continuam abertas 
 
Fotógrafas e fotógrafos interessados em participar expondo seus trabalhos e comercializando seus produtos e serviços ligados à fotografia, podem participar da Feira daFOTO!  A participação se dará em forma de vídeos que serão veiculados no site e redes sociais do Festival e durante as atividades nos cinco dias de programação. Outra oportunidade de visibilidade aos trabalhos autorais são as exposições fotográficas que acontecem ao longo do Festival e que oferece espaço de divulgação e projeção para trabalhos fotográficos autorais de temática livre em forma de séries fotográficas ou ensaios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando o site www.coletivodafoto.com.br .  As convocatórias encerram-se no dia 12 de agosto de 2021. 
 
O Festival daFoto! Potiguar conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Fonte: Potiguar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário