segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Governo Temer quer substituir médicos cubanos mesmo com desistência de brasileiros

Foto: Marcos Correa/PR
Jornal GGN - O governo Michel Temer está tentando substituir os cubanos do Mais Médicos mesmo sabendo que há alto índice de desistência entre os brasileiros que se inscrevem no programa. É o que informa a jornalista Mônica Bergamo, nesta segunda (16).
Segundo a colunista, o Ministério da Saúde pretende abrir em novembro um novo concurso para selecionar brasileiros para o Mais Médicos. Na rodada de fevereiro, apenas metade dos brasileiros inscritos apareceram para trabalhar e, deste total, 30% já abandonaram o programa. O salário e a necessidade de atuar em postos de saúde no interior dos estados são as principais dificuldades.
"Apesar da intenção declarada de substituir os médicos cubanos por profissionais do país, a dependência deles ainda é grande já que boa parte dos doutores brasileiros abandona o posto depois de seis meses. Quando isso ocorre, Cuba é acionada para enviar seus médicos", apontou.
"No último concurso, em fevereiro, 6.285 médicos brasileiros se inscreveram, para 2.320 vagas. Só 1.626 se apresentaram para trabalhar. Destes, cerca de 30% já deixaram seus postos", acrescentou.
Além disso, a comunicação com o governo cubano tem sido diferente com Temer no poder. A administração da ilha está "incomodada com a falta de clareza sobre o número de médicos do país que ainda serão chamados para vir ao Brasil", disse a colunista. O ministro da Saúde Ricardo Barros já recebeu até uma reclamação oficial.
Fonte: https://jornalggn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário