quarta-feira, 2 de julho de 2014

ELEIÇÕES: CONVENÇÃO DO PSTU CONFIRMA CANDIDATURA DE SIMONE DUTRA AO GOVERNO DO RN

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realizou sua convenção estadual na noite desta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, e confirmou o nome da enfermeira e coordenadora licenciada do Sindsaúde, Simone Dutra, para o governo do RN. A professora Socorro Ribeiro, de São Gonçalo do Amarante, foi indicada para vice e a professora Ana Célia, de Ceará-Mirim, foi escolhida para o Senado.

Na reunião, o PSTU formalizou candidatura própria e uma chapa majoritariamente feminina para os principais cargos nas eleições deste ano. O partido terá ainda cinco candidatos a deputado federal, entre eles a estudante Géssica Regis, e cinco candidatos a deputado estadual, com destaque para o presidente estadual do partido, Dário Barbosa, que concorre pela primeira vez ao cargo de deputado estadual.

A vereadora Amanda Gurgel, que não será candidata e dará continuidade ao mandato, abriu a convenção do PSTU e destacou que a população terá uma alternativa socialista, em oposição à “velha política do estado”. “Vamos dizer aos trabalhadores e jovens que eles não serão obrigados a votar nos que estão aí porque eles não representam nenhuma mudança. Nós vamos apresentar uma alternativa socialista para os que foram às ruas reivindicando mudanças, aos que não aceitam mais a velha política”, disse a vereadora.

Simone Dutra denunciou a crise dos serviços públicos do RN, em especial a saúde e responsabilizou os governos. “Os últimos anos foram marcados por um caos na saúde, com 200 pessoas morrendo por mês, em média, no Walfredo Gurgel. Com mulheres sendo obrigadas a ter filhos no chão dos hospitais. Rosalba fechou até pediatrias no estado. Mas ela não estava sozinha. A responsabilidade também é dos que a apoiaram. A economia do estado cresceu mais do que a da média do País, mas a população continuou esquecida”, destacou a candidata do PSTU.

Simone ainda responsabilizou o governo de Wilma de Faria pela grave situação da saúde. “Com Wilma, não tinha sabão nos hospitais para lavar as mãos. Não podemos esquecer que foi nesse governo que foram desviados R$ 36 milhões da saúde, em esquema montado pelo filho da governadora”, denunciou.

Um vídeo foi exibido, com depoimentos de moradores de Mãe Luiza, atingidos pelas chuvas. “A culpa por essa tragédia não é só da natureza. A culpa também é dos governos, que ignoram tanto a dor causada pelas chuvas na capital quanto a dos que sofrem com a seca no interior”, defendeu.

Simone Dutra é enfermeira no hospital Santa Catarina e coordenadora (licenciada) do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), pelo qual liderou as recentes greves no estado e assinou o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini, em novembro de 2013. Natural de Campina Grande (PB), com 48 anos, Simone é presidenta do PSTU em Natal e já disputou as eleições ao governo do estado, em 2010.
 
Fonte: PSTU/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário