domingo, 2 de outubro de 2011

CAMEAM SERÁ O PRIMEIRO CAMPUS DA UERN COM DOUTORADO


O Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) receberá, até 2013, o primeiro doutorado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que no mês de setembro comemorou 43 anos de fundação. Quando isso acontecer, Pau dos Ferros será a única cidade com menos de 30 mil habitantes a ter um doutoramento.

A instituição foi a primeira a implantar o Mestrado em Letras, com foco no Estudo do Discurso e do Texto. Agora, articula a implantação de mais uma linha voltada para Estudos Literários, que equivale a um programa de literatura dentro do Programa de Pós-Graduação (PPGL). A medida está sendo tomada para deixar o projeto do doutorado mais consistente.

Entre os dias 12 e 14 de setembro, a presidenta da comissão para a implantação do doutorado do Cameam/Uern, Lúcia Sampaio, seu vice Manoel Freire e o vice-coordenador do PPGL, Gilton Sampaio, estiveram em Brasília (DF) para discutir, junto com professores de 138 programas de pós-graduação em Letras de todo o país, as novas diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Gilton Sampaio foi escolhido coordenador nacional do grupo misto em Língua e Literatura dos quatro grandes grupos criados no encontro. A equipe de Pau dos Ferros conseguiu ainda o aval dos coordenadores da Grande Área para os seus projetos. Foi observada a pertinência da proposta do doutorado, mediante a orientação e adequação do perfil que investirá na valorização das questões locais.

O presidente da Área de Letras e Linguística da Capes, Dermeval da Hora, sugeriu que não é mais necessário trazer gente de outros países para identificar e estudar os fenômenos culturais e linguísticos da região.
"O programa tem de criar mecanismos para mapear aspectos da cultura e linguagem em seus vários aspectos, desde a urbana até a rural", disse Gilton Sampaio.

Fonte: Jornal De Fato/Folha em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário