sábado, 21 de maio de 2022

Governo do RN decreta emergência por aumento de casos de dengue, zika e chikungunya

Foto: Ministério da Saúde

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial do Estado, o decreto de situação de emergência no estado em decorrência do aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti definindo como epidemia. O decreto tem validade de 90 dias.

Entre as principais medidas, o Estado cria um comitê para o acompanhamento em tempo real da situação. O Decreto também autoriza a entrada de agentes de endemias em imóveis públicos e particulares abandonados.

Com a instituição de um Comitê de Gestão com representantes de nove secretarias e autarquias, o Estado autorizou a Secretaria de Estado da Saúde Pública a requisitar pessoal e equipamentos das demais secretarias de Estado para, em conjunto, desenvolver ações de eliminação dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Também determinou que as equipes de agentes de controle de endemias e agentes comunitários de Saúde intensifiquem as medidas de prevenção e controle junto à população.O Rio Grande do Norte registrou, nos primeiros meses de 2022, mais casos prováveis de dengue do que em todo o ano de 2021. De janeiro até o dia 7 de maio foram registrados 11.427 casos de dengue. Em todo o ano de 2021, o Ministério da Saúde registrou 4.301 casos da doença.

Cuidados

A Sesap reforça a necessidade de ampliação dos cuidados com a proliferação do Aedes aegypti, tais como como manter os quintais limpos para evitar criadouros do mosquito, higienizar vasilhas e reservatórios de água animais e plantas. Além disso, não colocar lixo em terrenos baldios, manter as caixas d´água sempre tampadas e manter os cuidados para evitar acúmulo de água parada em qualquer local. Também é importante receber a visita dos agentes de endemias.


Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário