quarta-feira, 4 de maio de 2022

Através do Twitter, diretor da OMS faz apelo em favor do direito ao aborto

  Foto: agenciabrasil.ebc.com.br

Por meio de sua conta no Twitter, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), fez um apelo para que as mulheres tenham direito ao procedimento do aborto. De acordo com o chefe do órgão, “o acesso ao aborto seguro pode salva vidas”.

Apesar de não citar nominalmente, o comentário de Tedros foi suscitado a partir da possibilidade de que a Suprema Corte dos Estados Unidos anule esse direito, que existe desde 1973 no país. “Restringir o acesso ao aborto não reduz o número de procedimentos, apenas leva as mulheres e meninas a realizar procedimentos inseguros. As mulheres devem ter sempre o direito à escolha quando se trata de seu corpo e sua saúde”, ressaltou o dirigente.

Conforme apontado por um site de notícias norte-americano, a maioria dos magistrados, mediante a assinatura de um documento, estariam dispostos a cancelar a decisão Roe vs. Wade de 1973, a qual assegura o direito das mulheres americanas de interromper sua gravidez. Apesar de reconhecer a autenticidade do texto, a Suprema Corte declarou que não se trata de uma decisão definitiva.

Segundo dados da OMS, os abortos inseguros suscitam cerca de 39.000 mortes por ano no mundo e fazem com que milhões de mulheres sejam hospitalizadas por complicações. A maioria dessas mortes acontecem nos países de baixa renda e entre pessoas mais vulneráveis do ponto de vista socioeconômico, sendo mais de 60% na África e 30% na Ásia. 

Por POTIGUAR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário