sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Retrocessos do Governo Golpista para a educação

O golpe se consumou nesse dia 31 de Agosto, e com ele há o "fantasma" dos retrocessos para a educação e o desenvolvimento social. 
Vamos à luta para defender as universidades públicas de qualidade, o Plano Nacional de Educação, e que sejam mantidos os investimentos, os programas de acesso e permanência.
A UEE-SP explica abaixo sete ameças previstas e já consumadas pelo plano de governo de Michel Temer

1)Erradicação do Programa Contra o Analfabetismo

Em vez de erradicar o analfabetismo, o governo golpista  optou por suspender o Programa Brasil Alfabetizado criado em 2003. Não houve sequer um aviso do Ministério da Educação sobre o bloqueio para novos inscritos, que só foi descoberto por meio do questionamento de uma cidadã pela Lei de Acesso à Informação.
O Brasil tem 8,3% de analfabetos atualmente, uma das mais altas taxas no mundo.

2) Cortes no Programa Ciências sem Fronteiras
Para disfarçar os cortes, estudantes são aprovados no Programa,porém não tem garantias de que terão a implementação e concessão da bolsa.
Apesar de alegar que os estudantes com bolsas vigentes não seriam suspensos, muitos relataram que estão com dificuldade de renovação e atraso nos pagamentos.
 As bolsas CNPQ, voltadas para a iniciação científica, já sofreram 20% de cortes, conforme anunciado em Agosto.
3)      PEC 241 - o zero investimento social
Considerado um dos maiores retrocessos para a educação, saúde e programas sociais.
A PEC limita os gastos sociais aos reajustes da inflação. Ou seja, se ano que vem a inflação marcar 7%, esse será o aumento no valor dos investimentos, nem um centavo a mais.
Quanto a educação, ficam comprometidas as metas do Plano Estadual de Educação, e o ensino público tende a ficar cada vez mais precário e na saúde qualquer avanço no SUS está impossibilitado.

4) Alteração na Partilha do Pré-Sal - e ameaça ao Plano Nacional de Educação
O Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014, prevê que 10% do PIB seja destinado para investimentos em educação para que se cumpram 21 metas em dez anos. Com a menor arrecadação, consequência da  abertura do pré-sal para outras empresas, para além da Petrobras, todo o Plano fica comprometido. (entenda os retrocessos na alteração da Partilha)
5) Demissões no Forum Nacional de Educação

Sem qualquer aviso prévio, o ministro da Educação, Mendonça Filho,  exonerou 31 técnicos de importantes pastas, prejudicando os objetivos e o funcionamento do Fórum Nacional de Educação. Ficam prejudicadas também as políticas voltadas para a educação especial, juventude, indígenas; ao combate ao racismo e machismo; ao Plano Nacional de Educação e à construção dos planos de carreira dos profissionais da educação nos em diversos níveis, inclusive nos estados e municípios.

6) Corte de 45% do orçamento das universidades públicas chegando a 50% em 2017.

As  universidades federais estão trabalhando com menos recursos e os cortes devem subir até 50% no ano que vem.
Ficam prejudicados a manutenção dos prédios, infraestruturas e programas essenciais para a permanência estudantil e expansão das universidades

7) Ameaças de Privatização no Ensino Superior Público

O programa "Uma ponte para o Futuro", divulgado pelo partido de Temer no final de outubro passado sinaliza limitação de despesas e a desvinculação de recursos orçamentários para as áreas de educação e saúde nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Traduzindo: privatização dos serviços públicos!

8) Provável suspensão de novas vagas para Fies, ProUni e Pronatec


Ainda não sabe o tamanho dos cortes no ajuste fiscal do Governo Golpista, mas sabemos que ele apenas esperava o processo de impeachment para divulgar o tamanho da "faca".

Fonte: UEE/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário