terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Manifestações pró-golpe acontecem no aniversário do AI-5

Há 47 anos, era editado o decreto que cassou direitos civis durante a ditadura militar. Essa não é a primeira vez que atos contra a presidenta ocorrem em datas emblemáticas dos anos de chumbo. Os protestos de 15 de março ‘coincidiram’ com a posse do general Ernesto Geisel
Por Redação
Manifestações a favor do golpe que planeja a derrubada da presidenta Dilma Rousseff acontecem neste domingo (13), mesmo dia em que a edição do Ato Institucional número 5 (AI-5) completa 47 anos. O decreto, emitido durante a ditadura militar, cassou direitos civis e é considerado um grave atentado à democracia por ter dado plenos poderes ao Executivo para punir arbitrariamente os que fossem considerados inimigos do governo.
Apesar de os organizadores dos protestos de hoje afirmarem que o fato não passa de uma “coincidência”, essa não é a primeira vez que escolhem uma data emblemática para os anos de chumbo. Em 15 de março eles também foram às ruas para tentar forçar a queda da presidenta, dia que é lembrado pela posse do general Ernesto Geisel no comando do país.
Foto de capa: Reprodução
Fonte: Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário