terça-feira, 1 de outubro de 2013

UERN - ARTICULAÇÃO: REITOR E GOVERNADORA DISCUTEM PARCERIAS E AUTONOMIA FINANCEIRA

O Reitor Pedro Fernandes reuniu sua equipe com a governadora Rosalba Ciarlini para discutir parcerias entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a administração estadual.
Dentro os vários assuntos em pauta, a autonomia financeira foi o destaque. O Reitor mostrou o documento à governadora e disse que iria estudar o assunto antes de enviar a proposta para ela. “A governadora está muito sensível à questão da autonomia financeira. Após fazermos a nossa análise a respeito do trabalho feito pela equipe designada pelo Reitor Milton Marques, vamos entregar a proposta da governadora”, frisou.
A governadora confirmou a simpatia em relação ao assunto e pediu racionalidade. “Com relação a essa autonomia nós temos que fazer sem emoção. Vamos fazer com o máximo de racionalidade porque em alguns estados não deu certo. Mas acho que chegou a hora de a Universidade administrar seus próprios recursos”, acrescentou.
Outra questão importante apontada foi a ampliação de vagas do curso de Medicina de 26 para 60. “Vamos precisar ampliar o corpo docente”, advertiu Pedro Fernandes.
Quanto ao assunto, Rosalba disse que há a possibilidade de transformar o hospital escola, o equipamento de saúde previsto para ser construído em Mossoró com recursos do Banco Mundial. “Vamos trabalhar para isso”, acrescentou a governadora.
Mais um aspecto abordado no encontro foi a destinação dos recursos federais para a Universidade. Rosalba disse ser contra a federalização da UERN, mas a favor da contribuição de Brasília na manutenção da instituição de ensino superior. Ela disse que ano passado indicou uma emenda e indicará esse ano e no próximo. “Vamos fazer disso uma tradição”, garantiu.
O Reitor solicitou apoio na questão do transporte e a governadora disse que iria destinar de três a cinco ônibus que estão inclusos em emendas para a área da educação.
Reitor destaca importância de elaborar bons projetos
No primeiro dia de trabalho, o Reitor Pedro Fernandes destacou a importância da elaboração de bons projetos para que a UERN possa ter acesso aos recursos federais. “Não adianta chegar lá apenas com boas intenções tem que estar com o projeto embaixo do braço”, avisou.
O Reitor agradeceu a presença de toda a equipe mesmo em pleno feriado de 30 de setembro. “Isso mostra o comprometimento da nossa equipe”, acrescentou.
Ele também parabenizou a governadora pelo gesto de comparecer a UERN neste segunda-feira. “É muita honra no nosso primeiro dia de trabalho a nossa Chanceler estar presente”, acrescentou.
A governadora também elogiou o empenho da equipe. “Achei que era muito importante nesse primeiro dia a gente conhecer a equipe. Espero que com esse sentimento tenhamos a nossa universidade participando da administração”, destacou.
Por fim, Pedro Fernandes elogiou o trabalho do antecessor Milton Marques de Medeiros. “Estamos recebendo a UERN após um brilhante trabalho do Reitor Milton Marques”, concluiu.
Fonte: UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário