segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º de maio de luta da CUT terá atividades por todo o Brasil


Confira a programação pelos Estados e participe dos eventos comemorativos ao Dia do/a Trabalhador/a

Escrito por: CUT Nacional

BAHIA
O tema da celebração é “Sou negro e trabalhador: quero justiça e paz”. O bairro da Liberdade, conhecido pela concentração de negros e por sua ligação com o movimento de combate ao racismo, será palco principal das comemorações que incluem atividades de cunho social e um ato-show na Praça do Plano Inclinado, com apresentações do Ilê Aiyê e outras atrações. A CUT-BA também realizará atividades no interior do estado, com destaque para a discussão de temas raciais.
 
CEARÁ
A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) promove ato político no Dia do/a Trabalhador/a na Praça do Ferreira, a partir das 15 horas. "Desenvolvimento sustentável com soberania popular, igualdade e valorização do trabalho" é o tema deste ano. Para o movimento sindical, a classe trabalhadora precisa estar organizada neste momento de promissor desenvolvimento econômico pelo qual passa o País. 
Serviço:
Ato político: Dia do/a Trabalhador/a - 1º de Maio
Local: Praça do Ferreira
Concentração: a partir das 15 horas
Atração: Chico Pessoa e convidados
 
GOIÁS  
As festividades acontecerão na Praça do Trabalhador, a partir das 10 horas da manhã, com a seguinte programação:
 
10h – Ações de Cidadania e Ações Sindicais – Parceria Prefeitura de Goiânia e SESI
 
17h – Ato Público com entidades sindicais CUTistas.
 
18h – Início dos shows com: Orquestra de violeiros, Pádua, Alba Franco e Mr Gyn.
GRANDE SHOW DE ENCERRAMENTO: MILIONÁRIO E JOSÉ RICO.
 
As ações comemorativas visam estimular atitudes socialmente relevantes, conscientizar a população sobre as vitórias e as bandeiras de luta que envolvem a vida dos trabalhadores. Haverá sorteio de brindes durante a programação
 
MARANHÃO
Na programação do dia 1º de maio, a CUT-MA, organizará uma carreata pela avenida litorânea, além de um torneio de futebol entre os sindicatos filiados e uma programação cultural com show com cantores da terra.
 
Serviço:
1º de maio - 10:00h às 16:00h
Local: Avenida Litorânea/São Luis – MA   
 
MINAS GERAIS
A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), sindicatos e movimentos sociais vão se unir na manifestação na Praça da Cemig, em Contagem,
a partir das 7h30 (antes da missa). O slogan deste ano é “1º de Maio - Praça da Cemig: Esta história faz parte da nossa luta”.
 
Os atos são organizados em conjunto pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Sindieletro, Sindicato dos Bancários, Sind-UTE, Sindágua, CUT/MG, FEM/CUT-MG, Via Campesina e movimentos sociais.
 
Vale lembrar que o Dia do Trabalhador é o único dia que é feriado simultâneo em todo o mundo. A CUT-MG e sindicatos convocam todos os trabalhadores e trabalhadoras de suas bases para participar deste dia de luta e reflexão na Praça da Cemig. Companheiros e companheiras, venham e tragam seus familiares! Vamos lotar a praça da Cemig e mostrar nossas reivindicações.
 
PARANÁ
É tarefa para o movimento sindical trabalhar na superação das desigualdades, pautando o governo e exigindo que o crescimento econômico, pelo qual passa o Brasil, estabeleça condições de inclusão com partilha dos avanços de nossa sociedade. Para isso, neste Primeiro de Maio, a CUT defende a Liberdade e Autonomia Sindical, tendo como primeiro passo o fim do Imposto Sindical. Viva a CUT! Viva a classe Trabalhadora Brasileira!

Confira a programação:

Curitiba:
Dia 1 de maio a concentração às 09h Na Capela N. Sra. Aparecida - Rua
Guabirotuba 770 - Paróquia S. João Batista, Rebouças.

Ponta Grossa:
Dia 1º a partir das 8 horas na Sede campestre do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa. Entre outras atividades, está prevista a realização de shows com artistas locais, com transmissão ao vivo pela Rádio T – 99,9Mhz em Ponta Grossa

Castro:
29 de abril – SINTAC realiza Festa do Trabalhador na Sede Campestre

Em Maringá (CUT Norte Novo):
23 a 26 de abril: Plebiscito pelo fim do Imposto Sindical
27 de abril: ato e panfletagem Terminal Urbano
1º Romaria do Trabalhador – Igreja Santa Isabel de Portugal

Em Cianorte (CUT Regional Noroeste)
Dia 28/04/12. Início às 7h30. Carreata com caminhão de som, tipo trio elétrico, no centro da cidade, com distribuição de panfletos informando os trabalhadores o significado do dia 1º de Maio.

Em Cruzeiro do Oeste (CUT Noroeste)
Dia 30/04/12 às 8h. Carreata com caminhão de som, pelo centro da cidade, com distribuição de panfletos.

Em Umuarama (CUT Noroeste)
Dia 30/04/12, sede da Regional (com 105.000 habitantes). Às 11h, concentração em frente à fábrica da Zaeli Alimentos, com distribuição de panfletos e utilização do caminhão de som até às 13h. Depois, saída em carreata pela cidade.

Londrina:
Sindicato dos Bancários de Londrina e CUT Regional Norte Central coletam votos do Plebiscito durante toda a semana no Calçadão da cidade.
 
RIO DE JANEIRO
A CUT-RJ decidiu fazer das comemorações do Dia do Trabalhador um momento de reafirmação, massificação e politização da sua principal bandeira política para este ano: a campanha contra o imposto sindical. Com esse objetivo, ficou definido um calendário de instalação das urnas da CUT em vários pontos da cidade, nos quais colherão votos para o plebiscito nacional da CUT contra o imposto.

A central ocupará a Quinta Boa Vista, levando o plebiscito à grande massa de trabalhadores e trabalhadoras que frequenta o local. A direção CUT apela às entidades cutistas para que participem deste esforço por liberdade e autonomia sindical.

Atenção para o calendário da CUT-RJ:
Dia do Trabalhador (1º de maio) - terça-feira, 10h - Grande atividade da CUT-RJ e e sindicatos na Quinta da Boa Vista, para colher votos para o plebiscito, com barracas de sindicatos e o máximo prossível de presença visual CUTista.

Urnas itinerantes do plebiscito:

2 de maio (quarta-feira) - Largo da Carioca, às 16h

3 de maio (quinta-feira) - Praça XV, às 16h

4 de maio (sexta-feira) - Cinelândia, às 16h
 
RIO GRANDE DO SUL
A CUT-RS convoca todos para a atividade de lutaque neste ano acontecerá em Sapiranga (Viaduto Presidente Kennedy com RS 239), a partir das 9 horas.
 
O 1º de Maio para além de celebrar as conquistas contabilizadas através da luta dos trabalhadores tem motivos suficientes para protestar e pressionar os governos para que implementem a demanda histórica da redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, pela defesa do emprego decente, contra desindustrialização, entre tantos bandeiras de luta da Central.
 
SANTA CATARINA
Chapecó
O Coletivo Sindical da CUT de Chapecó-SC estará realizando um ato público que se inicia às 11 horas e às 12 horas tendo um almoço. É uma atividade que envolve todos os sindicatos cutistas do município, que tem por objetivo fazer a memória histórica do 1º de maio, apresentar as bandeiras de luta dos diferentes sindicatos cutistas e lembrar o assassinato do Companheiro professor, sindicalista e vereador Marcelino Chiarello, ocorrido no dia 28 de novembro de 2011 e ainda sem elucidação.
Homenagem à Marcelino Chiarello - “Mártir da Classe Trabalhadora Chapecoense”
11 horas – Ato Público do 1º de Maio
12 horas – Almoço (macarronada: 3 tipos de macarrão, carne de frango, pão e 6 tipos de salada)
INGRESSOS: R$ 5,00 aos sindicalizados/as
                          R$ 8,00 aos acompanhantes (Criança até 7 anos não paga)
 LOCAL: Salão de Festas da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Rua
                 Brusque, Bairro Bela Vista.
 
SÃO PAULO
Capital
Com o tema “Diversidade no Brasil e no Mundo – Um Olhar de Cinco Jeitos”, valorizando a política, cultura e história das cinco regiões do país, a CUT-SP realiza uma série de eventos nos dias 30 de abril e no 1º de maio. Com ato político, manifestações culturais e feira gastronômica, o Vale do Anhangabaú também será palco de shows de Leci Brandão, Arlindo Cruz, Belo, Grupo Bom Gosto, Pixote, Paula Fernandes e Elba Ramalho.
Confira a programação completa da CUT São Paulo no site: www.1demaiocut2012.com.br
ABC
O 1° de Maio no ABC terá ato político e dez horas de apresentações musicais. Será a primeira vez que sindicatos não filiados à CUT organizam, em conjunto, um evento no Paço Municipal de São Bernardo, palco histórico de manifestações de trabalhadores, que reuniu mais de 90 mil pessoas no Dia do Trabalhador, em 2011.
Sob o tema Em Defesa do Emprego e da Produção Nacional, o evento é uma realização da CUT, FEM (Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo); CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos); Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e mais 17 sindicatos, entre eles o dos Metalúrgicos de Santo André e Siemaco (UGT).
O ato político está marcado para as 18h30. Antes, mais de 30 cantores, bandas e duplas se apresentarão ao público. Entre eles: Luan Santana; Paula Fernandes, Zezé di Carmargo&Luciano; Leonardo, Eduardo Costa; KLB, Gian&Giovani, João Bosco&Vinicius, entre outros artistas nacionais, além de 15 shows regionais. A dupla Bruno&Marrone fará o encerramento, após o ato político.
Itu
Metalúrgicos de Itu realizam festa no CRM (Centro Recreativo dos Metalúrgicos) a partir das 8h da manhã às 19h. Inscrições na sede do Sindicato e nas subsedes de Cabreúva, Boituva e Porto Feliz, durante o horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para os associados (as) e dependentes que efetuarem as inscrições nas subsedes, no dia da festa (1º/05) haverá ônibus que sairá de frente às Subsedes às 8h, e conduzirá os inscritos até o local da festa, no final do dia retornará ao local de partida. Os associados(as) poderão inscrever, além dos seus dependentes, mais duas crianças até 12 anos pai, mãe, sogro e sogra.
As inscrições seguirão até o dia 26 de abril e nos dias 23,24,25 e 26 o Sindicato e as Subsedes ficarão abertas até às 19h para receber as inscrições.
Taubaté
A comemoração do 1º de Maio na Avenida do Povo, realizada pelos Metalúrgicos de Taubaté e Região, terá neste ano o tema “Saúde: Um Direito de Todos!”. Durante o evento, que contará com sete horas de shows e atrações, a temática estará presente de diferentes formas. Mas especialmente na cobrança pelo direito à saúde pública de qualidade, segundo o presidente do Sindicato, Isaac do Carmo.
Neste ano o 1º de Maio terá entre suas principais atrações culturais a dupla sertaneja Hugo e Tiago, o grupo Jeito Moleque, o cantor Matheus Leite, a banda de forró Cheiro de Fulô, e o Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga.
Além dos shows e atrações musicais, o Sindicato preparou alternativas de lazer para receber também as famílias. Uma área reservada, chamada “Espaço Criança” vai oferecer atrações como brincadeiras, palhaços, jogos, pintura de rosto e outras atividades.
Como faz em todas as festas do 1º de Maio, desta vez o Sindicato também escolheu um tema para ser destacado: o direito à Saúde. O objetivo é chamar a atenção para as dificuldades encontradas pela comunidade da região na hora que precisa de um atendimento de saúde.
 
SERGIPE
A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe definiu a sua programação para o Dia dos Trabalhadores. Em reunião da sua diretoria, ficou definida uma grande marcha em defesa das pautas da classe trabalhadora, com saída da Praça dos Expedicionários, próxima à antiga estação ferroviária de Aracaju, no bairro Siqueira Campos. A concentração será a partir das 8 horas e o roteiro da marcha ainda será definido pela organização.
Além dos sindicatos filiados à central, são esperadas as presenças de militantes do MST, MOTU e do Levante da Juventude Popular, unificando as lutas dos trabalhadores da cidade e do campo e da juventude.
Os professores da rede pública estadual, em greve desde o dia 16, em luta pelo pagamento do piso salarial nacional para toda a categoria, estarão presentes em massa no 1º de Maio da CUT.
Duas das pautas principais a serem levadas às ruas este ano, a CUT irá defender combate mais forte à corrupção e punições mais rigorosas para corruptos e corruptores, e também o direito à verdade e à justiça, com a abertura dos arquivos da Ditadura Civil-Militar de 64 a 85 e a instalação da Comissão da Verdade, que deve investigar os crimes de tortura e assassinatos políticos ocorridos nesse período.
O quê: Marcha do 1º de Maio de Luta da CUT-SE
Quando: 01 de maio 2012
A que horas: a partir das 8h00
Onde: Praça dos Expedicionários, em Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário