sexta-feira, 15 de julho de 2011

JOVENS DE TODO O BRASIL SAEM ÀS RUAS DE GOIÂNIA EM DEFESA DOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO

Com o mote “Educação tem que ser 10!” a UNE ocupará as ruas de Goiânia com a #marcha dos estudantes


Será uma grande manifestação pelas ruas de Goiânia e atividade vinculada ao 52º Congresso da UNE, que sairá do Centro de Convenções e irá até a Praça da Universidade, tomando conta da cidade pela defesa incondicional dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.

O propósito é questionar o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011-2020. A princípio, o Plano contempla um conjunto de medidas propostas pelo movimento educacional e aprovadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010).  Entretanto, o documento apresentado pelo governo e que está em tramitação no Congresso Nacional traz limitações na comparação com as resoluções saídas da Conferência.

A qualidade da educação que o país oferece aos brasileiros, apesar dos avanços recentes, é desproporcional em relação ao grave cenário de desigualdade social. O Brasil ainda não conseguiu ultrapassar a marca dos 5% do PIB investidos em Educação. O primeiro PNE (2001-2010) foi muito criticado por não atender as demandas do movimento social e, durante este período,  o então presidente Fernando Henrique Cardoso vetou o aumento dos investimentos para 7%, percentual com o qual a presidente Dilma se comprometeu até 2014.

O movimento educacional, especialistas e estudantes do Brasil reivindicam que o Congresso deve aprovar o Plano com investimento de 10% até 2020. Ainda no tema de financiamento, ganha relevância a defesa de que 50% dos recursos do fundo social do Pré-Sal sejam aplicados na Educação, bandeira que foi levantada pelo movimento estudantil.

O investimento de 10% do PIB na educação é uma urgência.

Fonte: UNE.
Fortalecendo os movimentos juvenis que têm ocupado as ruas de todo Brasil e com o mote “Educação tem que ser 10!”, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e os principais movimentos sociais brasileiros convocam para esta próxima quinta-feira (14), às 15h, a Marcha dos Estudantes (#marchadosestudantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário