Foto: Reprodução/internet
“Novembro Azul” é uma ação internacional iniciada na Austrália, em 2003 e ocorreu no Brasil pela primeira vez em 2008. Tem como propósito alertar os homens em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção dentre tantas doenças, por conta disso no dia 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
De acordo com o oncologista dr. Rodrigo Jeronimo, “o câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns em todo mundo”. Para obtenção de diagnóstico precoce o recomendado é a realização dos exames preventivos na faixa etária de 45 anos.
“Essa procura tem que ser feita antes de chegar a uma idade avançada, em torno de 60 a 70 anos, pois assim pode-se ter um diagnóstico tardio”, ressalta o oncologista.
O médico reforça ainda que o “diagnóstico precoce aumenta em até 90% a chance de cura”.
Ao contrário o que se pensa, realizar o tratamento contra o câncer de próstata não deixa o homem infértil, especialmente nos casos em que o diagnóstico seja feito de maneira precoce. Caso a doença esteja muito avançada, será preciso a retirada completa da próstata.
O que é a próstata?
É uma glândula localizada na pélvis masculina que produz um tipo de fluido que protege o semen.
Sintomas
Alteração no sistema urinário, fluxo urinário fraco ou interrompido, ir várias vezes no banheiro, sangramento urinário, dores nos ossos.
Tratamento
Há diferentes tipos de tratamento para o câncer de próstata, e as variações dependem do avanço da doença que o paciente se encontra. Os principais são:
Vigilância ativa
Radioterapia
Quimioterapia
Hormonioterapia
Prevenção
Alimentação saudável, praticar exercícios físicos, evitar consumo de álcool e tabagismo, e ainda ter uma rotina de exames, realizando a medicina preventiva por meio de consultas periódicas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para o câncer de próstata.
Fonte: Da redação do Potiguar Notícias, Gabrielle Borges
Edição: Marclene Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário