quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Lula venceria Bolsonaro por 55% a 30% no 2º turno nas eleições, segundo pesquisa - Por: Jessyanne Bezerra

 


Foto: Reprodução

Em nova pesquisa feita pelo PoderData, realizada de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem contra Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa eleitoral de 2022.

No caso, segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje, 55% votariam no petista em um eventual 2º turno, contra 30% que escolheriam o atual presidente. A apuração também apresenta que 10% votariam em branco ou nulo e 5% afirmaram que não sabem.

Com esse resultado, Lula abre a maior vantagem sobre Bolsonaro: 25 pontos percentuais. No levantamento anterior, realizado no início de agosto, a diferença era de 20 pontos.

O resultado dessa ampliação vem depois da peregrinação de Lula por cidades nordestinas em busca de alianças para 2022. O Nordeste é a região brasileira em que Lula tem mais apoio, com 69% dos entrevistados da região que afirmaram que votariam no petista.

Em síntese, Lula vence Jair Bolsonaro em todas as regiões do Brasil, com exceção do Sul, onde há um empate técnico, já que a diferença de 2 pontos percentuais fica dentro da margem de erro da pesquisa.

Sobre a pesquisa

Esta pesquisa foi realizada no período de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Fonte: Contêm dados da pesquisa PoderData

Com Potiguar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário