por Esmael Morais
Adiamento se deu a pedido de líderes partidários, "para fazer modificações no texto, se é que vai haver modificações", segundo o presidente da comissão, Felipe Francischini.
O jornal Valor Econômico –que pertence ao grupo Globo– divulga nesta quinta (17) placar em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é derrotado na reforma da previdência. Isto é, só tem 98 votos favoráveis na Câmara.
Segundo a publicação “especializada” em finanças, são 98 parlamentares favoráveis à proposta que acaba com a aposentadoria; 105 apoiam parcialmente o texto, portanto querem desfigurá-la; 169 deputados estão em cima do muro (talvez esperando uma propo$ta melhor); e 141 são contrários à reforma da previdência.
Note o leitor que os números do Valor são bastante distantes daqueles apresentados no placar do Estadão. O jornalão paulistano superestimou os favoráveis ao fim da aposentadoria (192) e subestimou os contrários (117).
Em ambos os casos — Valor (Globo) e Estadão — os números são meras especulações, qual seja, são chutes cujo sinônimo é fake news. Essas publicações deveriam ser objeto de investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) haja vista que essas notícias falsas enganam os pequenos investidores de boa-fé na bolsa de valores.
Independente de placar ‘este’ ou ‘aquele’, na vida política real, o governo Bolsonaro e a velha mídia sofreram três derrotas consecutivas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Isto é factual e verídico. O resto é fake news.
LEIA TAMBÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário