segunda-feira, 22 de junho de 2015

Correio apresenta entrevista rara concedida por Cássia Eller em 1992

Cássia: "Quanto mais você puder aprender e escutar, é legal"

Cantoraa fala sobre Brasília, sucesso, inspirações e relação com a gravadora


Cássia Rejane Eller contava 29 anos de vida naquele setembro de 1992. A idade “avançada”, contudo, ainda não havia conseguido domar a gigantesca timidez da artista — que nasceu no Rio de Janeiro e iniciou a carreira em Brasília. Cássia havia acabado de lançar o segundo disco, O marginal, quando foi convidada a se apresentar em um festival de música na pequena Conceição do Mato Dentro (MG), cidade a 160km de Belo Horizonte. Apesar de ter morado com os pais na capital do estado no fim da infância, aquela era a primeira vez que a cantora se apresentava sozinha em Minas Gerais.

“Eu sou ruim de falar, mas queria dizer que essa cidade é muito legal. Espero voltar”, disse Cássia em um programa de rádio local no dia seguinte à apresentação. A conversa, conduzida pelo músico Renato Carvalho, foi transmitida à população local em 1992 e permaneceu guardada nos arquivos do entrevistador. O Correio a reproduz aqui com exclusividade.

 “Eu havia ido a Brasília um tempo antes e as pessoas já comentavam dela, dizendo que uma grande cantora da cidade iria estourar em breve. Quando a entrevistei, Cássia estava tocando sem parar com a versão que fez para Por enquanto, do Renato Russo”, recorda-se Renato Carvalho, que hoje integra o grupo de samba Zé da Guiomar. Para fazer a entrevista, Cássia e Renato conversaram bastante, a fim de criarem intimidade e o diálogo fluir mais facilmente. Antes do papo, a artista pediu um café e tratou ela mesma de se servir. Logo depois da conversa, soltou uma gargalhada daquelas e disse: “P… que pariu, tomei o café porque estava me c… de medo”.


Cássia, como foi o início da sua carreira em Brasília?
Comecei a cantar em 1981 e o primeiro trabalho que eu fiz foi com o Oswaldo Montenegro, um espetáculo musical. Era o Veja você Brasília. Trabalhei com ele dois anos. Fiz o musical Cristal, também dele. Cantei em ópera, em teatro e em um trio elétrico chamado Massa Real. Trabalhei em três óperas — inclusive cantei em Belo Horizonte, no Palácio das Artes. 

Canto lírico e trio elétrico combinam?
(Risos) não combinam muito, não. Mas é bom, né?! É música. Quanto mais você puder aprender e escutar, é legal.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário