segunda-feira, 10 de novembro de 2014

FASE FINAL DA CONAE REUNIRÁ 4 MIL PESSOAS

UNE participará das atividades, que acontecem entre os dias 19 e 23 deste mês
Todos os olhos interessados em analisar a educação no Brasil se voltam para a realização da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2014, que acontece em Brasília entre os dias 19 e 23 deste mês.
O tema deste ano é  “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. Mais de 775 mil pessoas estiveram envolvidas na etapa municipal–intermunicipal da conferência e 23 mil delegados participaram da fase estadual-distrital. O encontro reunirá, agora, na capital federal, quatro mil representantes para discutir os rumos da educação no país.
Para a UNE, entidade que representa 7 milhões de estudantes do Ensino Superior brasileiro, este será o momento de fortalecer a relação com outros movimentos educacionais do país e com os estudantes que estarão na conferência para, juntos, lutar e disputar espaço no documento final da CONAE e na organização de lutas pela execução do PNE.
A diretora de Universidades Públicas da UNE e membro do Fórum Nacional de Educação, Mirelly Cardoso, destaca alguns pontos importantes, como consolidar a opinião de alternância da coordenação do Fórum Nacional de Educação – FNE. “Nesse primeiro mandato, quem coordena é o governo. Queremos que no próximo seja a sociedade civil. Além de consolidar esse espaço do fórum como algo essencial de diálogo da sociedade civil – isso inclui o setor público e privado que se organizam através da educação- e do governo”, explicou.
CONAE
Trata-se de um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. São discutidas questões referentes a todos os níveis da educação (Educação Básica e Ensino Superior), em suas diferentes etapas e modalidades, ou seja, desde a educação infantil até a pós-graduação.
a CONAE/2014 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.
As conferências nacionais de educação são coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), conforme estabelece a Portaria MEC n° 1407, de 14 de dezembro de 2010.
A primeira edição da Conae foi realizada de 28 de março a 1º de abril de 2010, também em Brasília. Naquela edição, os 2,5 mil delegados discutiram a criação do sistema nacional de educação, além de propor diretrizes e estratégias para a construção do PNE, que, em dezembro daquele ano, foi concluído e enviado ao Congresso Nacional.
REDE SOCIAL CONAE VOLTA À ATIVIDADE
O Fórum Nacional de Educação (FNE) informou na última semana que a Rede Social Conae 2014 voltou à atividade. Ela havia ficado desativada durante o período eleitoral. A Rede Social da Conae tem como proposta a discussão da educação por pessoas dispostas ao debate, à colaboração com críticas e sugestões ao conteúdo temático da Conae 2014 em ambiente virtual, por meio de Conferências Livres. A ferramenta, que foi criada nesta edição da Conferência Nacional de Educação, tem feito sucesso entre os que aderiram a essa nova forma de discussões propositivas pela internet.
Da Redação - UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário