A comunidade de Canguaretama celebra festa em honra dos Mártires de Cunhaú, lembrando os 374 do morticínio ocorrido na capela de Nossa Senhora das Candeias. A programação festiva teve início dia 7 de julho. Nesta terça-feira, 16, a programação inicia às 10h30, com missa, na capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú. Às 14 horas, haverá show com o Ministério Missionário Shalom; às 16h, encenação do morticínio, com um grupo de jovens da comunidade; às 16h30, missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, marcando encerramento da festa.
O martírio de Cunhaú aconteceu em 16 de julho de 1645, quando o Padre André de Soveral e cerca de 70 fiéis foram cruelmente mortos por soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical, presidida pelo Padre André de Soveral, na capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú. Por seguirem a religião católica, tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé, por causa da intolerância calvinista dos invasores. Três meses depois, outro massacre ocorreu na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.
A beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os protomártires do Brasil, aconteceu em 5 de março de 2000, pelo Papa João Paulo II, e a canonização aconteceu em 15 de outubro de 2017, pelo Papa Francisco. As duas celebrações foram realizadas na Praça de São Pedro, na presença de milhares de fiéis.
Fonte: Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário