domingo, 15 de janeiro de 2017

Brasília Temer e Marcela mudam decoração do Alvorada feita por Oscar Niemeyer, diz site.

Michel Temer, Papai Noel e Marcela Temer
Temer e Marcela: impeachment levará os dois ao Alvorada
Segundo ex-curador dos palácios, a atual primeira-dama não gosta de vermelho e mandou tirar tapetes e carpetes com essa cor
A decoração histórica do Palácio da Alvorada, elaborada por Oscar e Anna Maria Niemeyer, assim como a fachada do prédio, residência oficial da Presidência da República, estão sendo alterados para receber Michel Temer e sua mulher, Marcela. Os dois ainda moram no Palácio do Jaburu, residência da vice-presidência, mas devem se mudar em breve para o Alvorada.
Em entrevista ao site Poder 360, Claudio Rocha, ex-secretário-executivo da comissão de curadoria dos palácios do Planalto e da Alvorada, afirmou que Temer e Marcela estão mudando todo o palácio, com a exceção da biblioteca e do salão de banquete.
"Tapetes foram substituídos, por uma questão de gosto pessoal, porque não gostam de tapete vermelho, os sofás têm sido substituídos, porque não gostam de sofá preto, ou porque não gostam do sofá cor de telha, apesar de essas cores terem sido escolhidas pela própria Anna Maria Niemeyer e Oscar Niemeyer na década de 1960", afirmou. 
Segundo Rocha, os carpetes vermelhos da rampa de acesso ao Planalto, das escadarias e do elevador foram trocados, sempre a pedido de Marcela. As mudanças, afirma ele, são comandada pela chefia de gabinete de Marcela Temer.
Rocha é contra as alterações. "O problema é que o palácio é um espaço público, é um prédio tombado e não faz nenhum sentido esse tipo de interferência"
Ainda segundo o Poder 360, a fachada do Alvorada foi modificada, por conta da colocação de uma tela de proteção na sacada do 1º andar, com o objetivo de resguardar Michelzinho, o filho de Temer. Ele também é contra essas mudanças. “O filho do João Goulart morou no palácio com 4 anos de idade. Os netos do presidente [José] Sarney, os netos do presidente Fernando Henrique [Cardoso] moraram no palácio e nunca teve nenhum problema de segurança”, diz Rocha.
O Alvorada foi restaurado entre dezembro de 2004 e março de 2006, com a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A intervenção respeitou o projeto original, contando com a colaboração do próprio Oscar Niemeyer. 
Estrela do PT
O caso remete a um ocorrido em 2004, quando o ex-presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, mandaram fazer uma estrela de flores vermelhas no jardim do Alvorada, uma evidente remissão à estrela que o PT usa como emblema. 
Naquele momento Lula e Marisa foram criticados por entidades ligadas à preservação do patrimônio da cidade e pela oposição, que tratou o caso como "símbolo do aparelhamento do Estado".
Mudança para o Alvorada
Em novembro, quando esteve no programa Roda Viva, da TV Cultura, classificado por ele próprio como uma "propaganda", Michel Temer comentou a mudança e disse que não tinha pressa. "Não quero parecer açodado, sabe...'decretou impeachment ontem, amanhã tô morando no Alvorada'. Pra mim isso é irrelevante. Eu tenho usado muito o Alvorada. Tomei posse, docemente do Alvorada, e pouco a pouco eu acabo mudando para cá".
Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário