terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AGNELO ALVES ANTECIPA: "PDT APOIARÁ O PMDB PARA GOVERNO DO RN"

Agnelo descartou apoio do PDT a Robinson e a Wilma para o Governo. Dupla estava ao lado de Carlos Eduardo em 2012. Foto: Divulgação

Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

O deputado Agnelo Alves, do PDT, revelou na manhã desta terça-feira que o seu partido só fará aliança política com o PMDB nas eleições deste ano. Sendo assim, o deputado, que é pai do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, excluiu o PSB da vice-prefeita Wilma de Faria e outros partidos considerados oposicionistas, como o PSD do vice-governador, Robinson Faria, e o PT da deputada Fátima Bezerra. “Posso afirmar que a aliança política do nosso partido nas eleições deste ano será de apoio a um nome do PMDB para o Governo do Estado”, disse Agnelo.
Em entrevista exclusiva a’O Jornal de Hoje, Agnelo Alves mostrou-se surpreso com o processo sucessório estadual, que segundo ele, mesmo tendo alguns nome lembrados para governador (a), a exemplo de Fernando Bezerra (PMDB), Wilma de Faria e Robinson Faria, ninguém se pronunciou declarando apoio, mesmo com o nome do PMDB recebendo apoio dos líderes partidários, Garibaldi Filho e Henrique Eduardo. “Fernando Bezerra é um nome respeitado, mas não apareceu ninguém para dizer que de acordo ou desacordo”, observa o deputado. Segue a entrevista com Agnelo Alves, que além de deputado foi senador, prefeito de Natal e prefeito de Parnamirim em duas oportunidades:
O JORNAL DE HOJE – O senhor está afirmando que a campanha eleitoral deste ano será atípica. Por quê?
AGNELO ALVES – Curiosamente entramos num ano eleitoral com um quadro que eu desconhecia, mesmo acompanhando a política do Rio Grande do Norte desde 1947. Temos uma situação indefinida. O PMDB, maior partido do Estado, tem um nome apoiado pelos dois líderes, Garibaldi Filho e Henrique Eduardo. Fernando Bezerra foi senador, ministro, e é um nome respeitado, no entanto, ninguém aparece para dizer que está de acordo, em desacordo. Não existe ninguém concordando com a posição dos líderes peemedebistas. Um é presidente da Câmara Federal, outro é ministro de Estado. Tem também a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria e ninguém se pronuncia sobre um possível apoio ao nome dela. Robinson Faria, um nome respeitado, também se posiciona como pré-candidato a governador, mas não aparece ninguém que o apoie. Se fosse você, repórter, procuraria um nome no Posto Ipiranga.

JH – Qual será o posicionamento político do PDT com relação a alianças políticas nas eleições deste ano?
AA – Não tenho pretensões de liderar o PDT, mas gosto de ouvir os correligionários. Posso afirmar, entretanto, que a aliança política do nosso partido nas eleições deste ano será de apoio a um nome do PMDB para o Governo do Estado.

JH – Qual será o desafio do próximo governador (a) do Rio Grande do Norte a partir de 2015?
AA – O próximo governador, tenha o nome que tiver, precisará reunir antes e durante o governo, o apoio para algumas providências sem as quais não estará apto para ser governador  e sim ocupante da cadeira. Terá que ter coragem, discernimento e decisão para salvação de uma entidade chamada Governo do Estado que não precisa ser esmolé de mão estendida para o Governo Federal, mas um governo que decida falar forte, já que terá o apoio senão da unanimidade, mas pelo menos dos poderes legislativo, judiciário e Tribunal de Contas, que de vem ser avalistas das propostas governamentais encaminhadas desde o início da sua candidatura. O futuro governo terá que fazer uma reforma político/administrativa para que o Estado tenha condições de investir e não seja como é hoje um pagador atrasado dos seus próprios funcionários. Deve ter como lema o desenvolvimento econômico do Estado. Um governador que não se preocupe com a reeleição, mas com o futuro do Rio Grande do Norte.

JH – O senhor já trabalha sua reeleição?
AA – Minha preocupação no momento é contribuir para escolha do nome para o Governo do Rio Grande do Norte e a própria eleição estadual. Não importa ser de situação ou oposição. A partir daí decidirei. Vou saber se os amigos, correligionários e o povo anônimo apoiarão a minha reeleição. O que importa é que todos saibam que o Rio Grande do Norte está tendo uma oportunidade como nunca teve. Conta com o presidente da Câmara Federal, um ministro de Estado e os natalenses que já deram o primeiro passo.

JH – Sua expectativa sobre o orçamento para 2014?
AA – O orçamento é sempre uma peça de ficção. Tanto o governo elabora mantendo apenas os percentuais e números absolutos, como a Assembleia Legislativa, apesar dos esforços dos colegas deputados, tem mostrado que falta uma implementação para mudar, mostrando reforma que torne o orçamento uma peça confiável e não fictícia.

JH – O que o senhor espera para 2014 na Assembleia Legislativa?
AA – Minha expectativa é que a Assembleia Legislativa seja mais solicitada, não pela naturalidade de um ano eleitoral, mas pela oportunidade de acompanhar um programa administrativo pelo qual deva se empenhar.

JH – Seu nome tem sido citado na imprensa como possível candidato a vice-governador. Existe alguma articulação com relação a esse assunto?
AA – Não passa de citações. Posso participar do processo se receber um convite para um projeto de reforma político/administrativa do governo. Esse assunto não tem sido cogitado e não me preocupa. Quero e posso ajudar independentemente de cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário