terça-feira, 10 de janeiro de 2012

80% DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES DE CUBA SE SINDICALIZAM

80% dos trabalhadores  cubanos que desempenham suas tarefas de maneira independente  do Estado optou por sindicalizar-se, informou o máximo líder laboral da ilha.

A cifra "reflete a disposição da maioria deles de se organizar e ser representados pelos setores afins às especialidades e ofícios que desempenham", expressou o secretário geral da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), Salvador Mesa, em declarações publicadas na sexta-feira, 6, pelo diário oficial Granma.
Atualmente se existem na ilha cerca de 357.000 empregados por conta própria, mais do dobro da quantidade de 2010, que aumentou assim que o presidente Raúl Castro flexibilizou as normas para os pequenos empreendedores nos marcos de uma atualização econômica do modelo cubano.
cuba

As leis aprovadas por Castro permitem aos trabalhadores independentes filiar-se aos sindicatos controlados pela CTC -única em Cuba-, vinculada ao governo e ao Partido Comunista.

Os setores que concentram hoje o maior número de trabalhadores não estatais sindicalizados são o de Comercio e Gastronomia com mais de 100.000 - e agrupa a centenas de proprietários de cafeterias ou ‘paladares’ (pequenos restaurantes) - e o de Transporte - para táxis - com perto de 60.000, os quais se agrupam para sua atenção por meio de delegados, comitês ou seções sindicais, expressou Valdés

"Representamos em igualdade de condições a todos os trabalhadores do país, estatais ou não estatais, com a missão de organizá-los, ajudar no seu treinamento e formação e elevar sua cultura política e econômica", assinalou.

Fonte: AP  -  Reprodução:  SITE da CTB Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário