segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CUT - RN

COMPANHEIRO, JOSÉ RODRIGUES, presidente da CUT-RN

Presidente da CUT/RN defende criação de Conselho Gestor do Projeto de Perímetro irrigado na Chapada do Apodi

16/09/2011

Este projeto é um investimento que pode possibilitar o desenvolvimento econômico e social para o estado.

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT/RN

O presidente da CUT/RN entregou no dia 15 de setembro de 2011 ao Secretario Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, as reivindicações dos agricultores do oeste potiguar na construção do Perímetro irrigado na Chapada do Apodi. Este projeto é um investimento que pode possibilitar o desenvolvimento econômico e social para o estado. Entretanto, que para que o perímetro irrigado traga benefícios à agricultura familiar, se faz necessário a criação do Conselho Gestor do Projeto envolvendo sindicatos, Prefeitura Municipal de Apodi, Cooperativas, Associações, Instituições de pesquisa e Câmara de Vereadores de Apodi.

De acordo com a pauta, o Comitê é de vital importância para que estabeleça o controle social para o melhor direcionamento sobre:
>>Aplicação dos recursos para fins de desapropriação;
>>Implicações ambientais com a utilização da água (recurso este tão escasso na região) para fins de irrigação comercial, com manejo do solo com a utilização de técnicas de fertilização menos agressivas ao meio ambiente, recuperação da mata ciliar E instituição de programas de educação ambiental;
>>Garantia de área irrigada sem mudança fundiária dos assentamentos já existentes de agricultura familiar;
>>Geração de “energia verde” e de tarifas de diferenciadas aos agricultores;
>>Assistência técnica de instituições como IFERN, EMPARN, EMBRAPA e UFERSA;
>>Inclusão dos assentamentos dentro do projeto de irrigação com infra-estrutura adequada de transporte e moradia, abertura de crédito (modelo PRONAF), capacitação com técnicas de irrigação, equipamentos para irrigação e benefícios tarifários de energia.

A CUT/RN entende que o projeto é uma oportunidade singular para potencializar o investimento público fazendo justiça social para uma das populações mais carentes do estado. José Rodrigues solicitou uma audiência para que se possa discutir o modelo de projeto de irrigação de modo que se possa beneficiar maior número de agricultores de modo a trazer mais emprego e renda para a população carente do estado.
Fonte: CUT-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário