domingo, 14 de fevereiro de 2016

Áreas de instabilidade aumentam a chuva no Nordeste

A primeira quinzena de fevereiro foi marcada por chuva irregular e mal distribuída no Nordeste do Brasil. Em praticamente toda a costa leste predominaram os dias ensolarados e mais secos. Por outro lado, alguns temporais atingiram o Piauí e o Maranhão, assim como é comum nesta época do ano. A figura em destaque mostra como a chuva ficou distribuída entre os dias 01 e 13 de fevereiro na região.

Ao longo desta próxima semana, áreas de instabilidade ganham força no Nordeste e devem aumentar as condições para pancadas de chuva, principalmente no leste e no centro-norte da região. A entrada de umidade marítima e a circulação de vento gerada pelo sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Alto Níveis (VCAN) vão favorecer a formação de nuvens carregadas entre o leste de Sergipe e o Rio Grande do Norte já a partir desta terça-feira.


Há risco de alguns temporais, inclusive acompanhados de trovada e rajadas de vento. Com o aumento da umidade volta a chover também em áreas do sertão e do agreste. Entre quarta e sexta-feira, as instabilidade ficam mais concentradas, favorecendo a ocorrência de chuva moderada a forte na faixa litorânea que vai de Pernambuco ao Maranhão. Para o litoral e grande parte do Estado da Bahia a expectativa ainda é de pouca chuva e de muito calor ao longo desta semana. A figura abaixo indica a previsão de chuva acumulada entre os dias 15 e 19 de fevereiro

Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário