Ás 16 horas do dia 28 de agosto de 1994 na Escola Municipal FRANCISCO PEREIRA MATOS na cidade de NOVA CRUZ/RN nascia a AMES ! Associação Municipal de Estudantes Secundaristas .
Entidade que entrou para a história pelas suas constantes LUTAS, CONQUISTAS, GLÓRIAS, BRAVURA na Defesa da EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE, DO LAZER e principalmente na DEFESA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS da cidade de NOVA CRUZ/RN. Sempre apoiando as LUTAS dos EDUCADORES e dos trabalhadores em geral.
Filiada a UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a ANE-RN - Associação Norteriograndense de Estudantes. Já teve vários presidentes, entre eles: Antônio Virgílio dos Santos, Maria do Socorro Mendonça, Edson Neves de Lima, Aldo Roberto dos Santos, Eduardo Moreira da Silva, Wilton Teixeira e hoje Fernando Luiz de Souza, todos deram suas valiosas contribuições para que hoje a AMES fosse uma entidade RECONHECIDA a nível NACIONAL, elogiada pela UNE - União Nacional dos Estudantes e pela UBES.
Hoje a AMES é reconhecida de UTILIDADE PUBLICA MUNICIPAL e ESTADUAL.
Foram várias conquistas, entre elas destacamos a MEIA PASSAGEM, a MEIA ENTRADA em setores CULTURAIS, ESPORTIVOS e EDUCACIONAIS, Eleição Diretas Para Diretores de Escolas, realizações de Festivais da Canção Estudantil, vários congressos, encontros, cursos, torneios esportivos, a LUTA pelos 10% do PIB - Produto Interno Bruto para a EDUCAÇÃO, juntamente com a UBES, UNE e ANE-RN, a LUTA pelos 50% do Pré - sal para a EDUCAÇÃO, CULTURA e MEIO AMBIENTE, também com a UNE e UBES.
A AMES sempre estar vigilante na defesa dos seus associados, procurando alertar os estudantes na importância das LUTAS e de suas organizações, através dos Grêmios Estudantis nas escolas públicas e particulares.
O idealizador da criação da AMES foi o radialista, EDUARDO VASCONCELOS, fundador do Grêmio Estudantil "Presidente Café Filho da Escola Estadual WISNTON CHURCHILL - Natal/RN (87), que veio a Nova Cruz na época com o proposito de divulgar a UBES e mobilizar os estudantes para se organizarem de forma CONSCIENTE e POLITIZADA.
Hoje a AMES resiste a forma ante democrática, Arcaica e Autoritária do atual gestor municipal de NOVA CRUZ, onde sua primeira ação em prol da AMES foi pedir para a mesma se retirasse das dependências na Centro Administrativo "Joanita Arruda Câmara", onde funcionava a SEDE a quase 8 anos e até hoje a AMES vive em casa alugada, mas de cabeça erguida e com o sentimento do dever comprido.
Obs. Se hoje a AMES estivesse em atividade estaria completando 28 anos de histórias, lutas e conquistas! Reconstrução, JÁ!
Eduardo Henrique Félix de Vasconcelos
Idealista da Fundação da AMES - NOVA CRUZ-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário