Articulador do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos dando boas vindas aos participantes
Pastor, José Vieira de Souza, presidente do CMDCA, ao lado da representante do NUCA, Elayne
Secretária da Assistência Social, Márcia Valéria
Presenças de vários/as adolescentes
Representantes do CRAS e ACESSUAS
Plenário da Câmara lotado
Secretária, Márcia Valéria
Presença do NUCA, Rhayssa Leopoldino; Thalita Lourane e Lucas D'vinno
Adolescentes do NUCA, Zona Rural, comunidade do Juriti
Força Jovem
Crianças do SEMEAR
Silmara Lima - NDS
Assistentes Sociais do CRAS - Frei Damião
Psicologa, Assistente Social, Sandra Moreira e Advogado (Procuradoria)
Conselheiras Tutelares, Grècia e Ivanilda ao lado do psicologo do CRAS Centro
Nuca e Força Jovem, juntos pelo mesmo ideal
Aldo Henrique, Juventude Evangélica
Exposição do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e, slides
Da esquerda: Cerimônial, Claudio Lima, Elayne e Lucas do NUCA
Da direita: Secretária da Administração, Nizia Barbosa e Walteise - Saúde
Adolescentes do NUCA, Thalita e Rhayssa
Dreyde - SEMEAR e Zenaide - Conselheira Tutelar
Claudio Lima - Cerimonial e Assessor de Comunicação
Pastor, José Vieira - Presidente do CMDCA encaminhando a votação do plano
Conselheiros do CMDCA aprovando por unanimidade o Plano Municipal de Erradicação Infantil
Organizadores da reunião
Elayne, Thalita, Rhayssa e Lucas - NUCA; Pastor José Vieira - Presidente do CMDCA; Márcia Valéria - SMAS; Iris - Coordenadora - SMAS e Silmara Lima - NDS
Da esquerda: Articulador, Eduardo Vasconcelos; Elayne, Thalita, Rhayssa e Lucas - NUCA; Pastor José Vieira - Presidente do CMDCA; Márcia Valéria - SMAS; Iris - Coordenadora - SMAS e Silmara Lima - NDS
NUCA: Rhayssa; Thalita e Elayne
NUCA: Rhayssa; Thalita e Luca
Hoje, (3) a tarde no Plenário da Câmara Municipal de Nova Cruz/RN o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes após vários horas de debates com entidades e a sociedade civil aprovaram por unanimidade pelos presentes o PLANO MUNICIPAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.
A discussões do Pró/Plano apresentado pelo CMDCA E SMAS foram colhidos e baseados no Seminário realizado ano passado com a participação da sociedade civil organizada e técnicos, como autoridades especialistas na área, como o Procurador Geral do Trabalho no Rio Grande do Norte, Dr. XISTO TIAGO DE MEDEIROS NETO; que ajudou e muito com propostas eficazes já constatadas em outros planos, como elaborações de propostas colhidas e aprovadas no próprio seminário.
Mas antes houve várias discussões e aprovações de emendas/propostas e modificações pelos presentes, foram itens importantes aprovados como por exemplo a garantia na Lei Orçamentária do Município de recursos para serem executadas em ações, como por exemplo, ERRADICAR O TRABALHO DE CARROÇAS feitas por crianças e adolescentes, investir em mais cultura, esporte, cursos, ocupando tempos ociosos das crianças e adolescentes, como ampliação dos programas do Força Jovem, SEMEAR, ampliando a participação de mais jovens nesses projetos. Projeto de Inclusão Social em parcerias com outras secretarias e órgãos federais, estaduais e empresas privadas.
É bom lembrar que, O Plano foi elaborado por técnicos e profissionais da Secretaria de Assistência Social do município, tendo a consultoria do Núcleo de Desenvolvimento Social – NDS, com base nas propostas apresentadas e aprovadas pela sociedade novacruzense em seminário ocorrido em Novembro de 2014. O Plano define, metas e ações para o combate ao Trabalho Infantil, como prevê a Constituição Federal, no âmbito do município de Nova Cruz.
O Plano após a assinatura do Prefeito Cid Arruda Câmara será executado em conjunto com as Secretarias Municipais de Assistência Social - SMAS; Educação - SME; Saúde - SMS; CMDCA; Comissão Intersetorial do Selo Unicef 2013/2016; Conselho Tutelar, entre outros.
Participaram na composição da mesa: - Pastor José Vieira - Presidente do CMDCA; Secretárias Márcia Valéria - SMAS; Nizia Maria Barbosa - Administração; Silmara Lima - NDS/Núcleo de Desenvolvimento Social; NUCA; Eduardo Vasconcelos - Articulador do Selo e Iris Alves - Coordenadora da SMAS.
Na plenária estavam crianças, adolescentes, entidades governamentais e não governamentais, psicólogos, assistentes sociais, advogado; professores e pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário